Vereador alerta para doenças dos pombos

por Assessoria Comunicação publicado 26/04/2007 16h55, última modificação 16/06/2021 07h54
Preocupado com os malefícios que os pombos podem causar à saúde da comunidade, o segundo vice-presidente da Câmara de Curitiba, vereador Aldemir Manfron (PP), apresentou projeto que prevê campanha educativa de conscientização sobre os danos provocados pela concentração das aves em áreas urbanas.
Segundo o parlamentar, a questão dos pombos no centro da cidade é assunto delicado, porque podem trazer mais de 26 doenças para os humanos, entre elas a toxoplasmose, ornitose, samonelose. “A própria plumagem pode causar alterações respiratórias”, ressalta Manfron., acrescentando que “temos que levar em conta, ainda, os danos materiais, porque as fezes ácidas corroem metal, descolorem pedras, apodrecem madeira e danificam superfícies”. As aves não podem ser exterminadas, pois são protegidas por leis ambientais.
Conscientização
Com a campanha, Manfron pretende destacar a importância de programa de educação para evitar a proliferação dos pombos. A idéia é informar a comunidade sobre a transmissão de doenças e como evitá-las. “As pessoas devem higienizar o local que a ave habita e retirar seus ninhos”, explica o vereador, complementando que outro mau hábito é alimentar os pombos, acarretando, assim, no aumento do número de aves. Com a escassez do alimento, o pombo migra para outras regiões e deixa a área livre de contaminação”, conclui Manfron.