Vereador alerta a filas em unidades de saúde no inverno

por Assessoria Comunicação publicado 23/05/2017 17h35, última modificação 18/10/2021 07h50

Na manhã desta terça-feira (23), durante a sessão plenária da Câmara Municipal, o vereador Marcos Vieira (PDT) ocupou a tribuna para defender indicação de sugestão ao Executivo, acatada pelo plenário, em que propõe horários a abertura das unidades básicas de saúde (UBS) de Curitiba uma hora mais cedo, às 7h (201.00282.2017). Ele alertou que as filas em busca de consultas se formam já de madrugada, o que durante o inverno pode agravar problemas de saúde da população.

A ideia é que um servidor abra a unidade mais cedo, para que as pessoas não esperem do lado de fora. “Idosos e crianças precisam enfrentar essas filas nas madrugadas, o que no inverno pode até agravar suas situações de saúde. As pessoas ficam às vezes uma hora, uma hora e meia no frio e até na chuva”, argumentou. “Sabemos que não há como zerar as filas de imediato, mas uma possível solução seria o remanejamento do horário para que um funcionário chegue mais cedo, abra a unidade e acolha as pessoas que estão na fila”, complementou.

A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) lembrou que muitas vezes as pessoas vão às unidades de saúde e são surpreendidas com a falta de consultas. “É uma sugestão muito humana”, disse ela. Zezinho Sabará (PDT) destacou que as pessoas chegam doentes e ainda têm de enfrentar filas, e isso tem que acabar imediatamente. “Isso acontece porque quanto mais cedo as pessoas chegam, mais chance têm de conseguir ser atendidas. Não há como zerar as filas mas devemos descobrir meios para que as pessoas possam ir mais tarde e conseguir ser atendidas.”

“O senhor [Marcos Vieira] mora no Sítio Cercado eu moro no Rio Bonito, nós sabemos de todas essas dificuldades”, disse Mestre Pop (PSC). Para Pop, na hipótese de se abrirem as unidades com uma hora de antecedência, seria o caso de já estar havendo atendimentos. “Caso aconteça algo trágico com o paciente dentro da Unidade, a responsabilidade é do município”, entende Pop.
 
Oscalino do Povo (PTN) defendeu que a sugestão seja discutida com os Conselhos de Saúde, pois, segundo ele, há o problema dos furtos nas unidades. “Pessoas saem com computadores em carrinhos de bebê e até mesmo embaixo da roupa. Isso pode ser um complicador, mas a iniciativa é louvável”.