Vereador acredita em parceria entre fisioterapia e prefeitura

por Assessoria Comunicação publicado 07/03/2006 18h35, última modificação 08/06/2021 08h50
Nesta terça-feira (07), o líder do prefeito na Câmara de Curitiba, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), recebeu em seu gabinete a visita do Conselheiro Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Coffito, doutor Luiz Bertassoni Neto.
O fisioterapeuta é candidato à cadeira regional do Conselho do Paraná, Crefito-8, e pretende firmar parcerias com o vereador, em busca de projetos de lei que beneficiem a classe fisioterapeuta e os usuários.
A idéia de Bertassoni é implantar o programa “Fisioterapia Solidária” em postos de saúde, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e utilizando para tal, profissionais em pós-graduação. A intenção é proporcionar benefícios para ambas as partes. “Os pacientes da rede pública que necessitam de tratamentos fisioterápicos poderão ter serviço gratuito e de qualidade, contando com o auxílio da Prefeitura de Curitiba”, explica o fisioterapeuta.
Luiz Bertassoni Neto busca parcerias com o vereador Mario Celso, que é autor de projeto de lei que obriga o tratamento de fisioterapia nos postos de saúde, ainda em tramitação na Casa. O presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso, também apresentou projeto de lei para a implantação da fisiterapia 24 horas nos postos de saúde.
Ao que tudo indica, a eleição para o Conselho Regional do Paraná, Crefito, acontece no próximo dia 28, terça-feira.
Conselho
O Crefito é um órgão público que exerce como função a normatização e a fiscalização do exercício das atividades de fisioterapia e terapia ocupacional no estado do Paraná. Dentre outras funções, o conselho garante aos pacientes que os profissionais cadastrados no conselho são legalmente habilitados ao exercício da profissão.
Fisioterapia
Ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios em órgãos e sistemas do corpo humano. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, baseados em estudos da biologia, das ciências morfológicas, fisiológicas, patologias, entre outros.
Terapia Ocupaiconal
Recurso terapêutico que se constitui de diferentes atividades, com o objetivo de tratar disfunções de origem física, mental, social, e de desenvolvimento, em qualquer faixa etária. O terapeuta ocupacional avalia as dificuldades apresentadas pelo paciente nas suas relações interpessoais de trabalho e de lazer, decorrentes de sua disfunção.