Vereador aborda mobilidade urbana
A mobilidade urbana, com ênfase no sistema de transporte público de Curitiba, incluindo o metrô, bicicletários e a região metropolitana, foi abordada pelo vereador Pedro Paulo (PT), durante a sessão plenária desta quarta-feira (16), na Câmara de Curitiba. O parlamentar defende o debate com a sociedade sobre o tema, visando melhorar a mobilidade na cidade.
Na opinião de Pedro Paulo, “vem sendo dado grande enfoque ao metrô, ao invés do atual sistema de ônibus, que, com estudos, poderia solucionar grande parte dos problemas enfrentados, como congestionamentos em determinados horários.” Uma das alternativas apontadas pelo vereador seria o incentivo ao uso de bicicletas. “Projeto vetado de nossa autoria previa a construção de bicicletários em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings e supermercados”, lembrou, acrescentando que “talvez o metrô não seja a melhor saída para garantir a mobilidade em Curitiba, mas apenas uma condição para que a cidade sedie a Copa em 2014.”
A integração do metrô e de novas linhas de ônibus com a região metropolitana de Curitiba também foi levantada como necessária no caso de implantação do novo sistema, embora, segundo Pedro Paulo, “nenhum município vizinho esteja demonstrando interesse no assunto.”
Pedro Paulo lembrou que o próximo dia 22 é o “dia sem carro”, quando, acredita, a cidade deve fazer algo para incentivar o uso de bicicletas. “Curitiba é modelo em transporte coletivo no País e fora dele e pode melhorar ainda mais a mobilidade, independentemente do metrô”, concluiu.
Na opinião de Pedro Paulo, “vem sendo dado grande enfoque ao metrô, ao invés do atual sistema de ônibus, que, com estudos, poderia solucionar grande parte dos problemas enfrentados, como congestionamentos em determinados horários.” Uma das alternativas apontadas pelo vereador seria o incentivo ao uso de bicicletas. “Projeto vetado de nossa autoria previa a construção de bicicletários em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings e supermercados”, lembrou, acrescentando que “talvez o metrô não seja a melhor saída para garantir a mobilidade em Curitiba, mas apenas uma condição para que a cidade sedie a Copa em 2014.”
A integração do metrô e de novas linhas de ônibus com a região metropolitana de Curitiba também foi levantada como necessária no caso de implantação do novo sistema, embora, segundo Pedro Paulo, “nenhum município vizinho esteja demonstrando interesse no assunto.”
Pedro Paulo lembrou que o próximo dia 22 é o “dia sem carro”, quando, acredita, a cidade deve fazer algo para incentivar o uso de bicicletas. “Curitiba é modelo em transporte coletivo no País e fora dele e pode melhorar ainda mais a mobilidade, independentemente do metrô”, concluiu.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba