Valmor Weiss será cidadão curitibano
O empresário Valmor Weiss será homenageado com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A sessão solene para entrega da honraria será na próxima quinta-feira (25), às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco, em atendimento à iniciativa dos vereadores Jônatas Pirkiel e pastor Valdemir Soares, ambos do PL. A vida de Valmor Weiss tem particularidades que devem ser ressaltadas, principalmente por ter participado de importante momento da vida institucional de nosso País, comentam os parlamentares.
O homenageado é catarinense de Rio do Sul. Foi jornalista do jornal Última Hora de 1959 a 1964, o que lhe custou não só a expulsão do Exército Brasileiro, mas, também, a prisão por mais de um ano. Valmor Weiss era contra o golpe militar. Como empresário teve maior atuação nos ramos de transporte de cargas, táxi e transporte aéreos. Hoje, administra grupo empresarial curitibano que emprega mais de 560 pessoas.
Liderança
Nos últimos 25 anos, sempre desenvolveu atividades sindicais, com cargos de liderança em diversas entidades representativas, destacando-se a presidência do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná, da Federação das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná. Dirigiu o Movimento Pró-Expansão e Internacionalização dos Eeroportos do Paraná e do Movimento Pró-Duplicação das BRs-116 (Curitiba-São Paulo) e 101 (Curitiba-Florianópolis).
Segundo Pirkiel e pastor Valdemir, o homenageado foi preso por conta de suas idéias democráticas e libertárias. Apesar da violência moral e psicológica que sofreu, Valmor Weiss manteve-se fiel a seus princípios ideológicos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba