Valdemir Soares defende faixas exclusivas para ônibus
O vereador Valdemir Soares (PRB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (21), para falar sobre a necessidade de o município de Curitiba adotar o sistema de faixas preferenciais ou exclusivas para os veículos do transporte coletivo. Ele propõe que a medida seja adotada na Zona Central de Tráfego (ZCT), nas vias que têm três ou mais faixas de circulação.
A sugestão foi formalizada à prefeitura por meio de requerimento aprovado na sessão de ontem (20). Também tramita na Casa uma iniciativa (005.00048.2013) do vereador que pretende implantar a medida por meio de lei municipal.
De acordo com o parlamentar, a inovação traria grande benefício para o trânsito e, consequentemente, para a qualidade de vida da população. “Essa ferramenta já foi adotada em outros grandes centros urbanos do país e nada impede que seja implantada aqui”, afirmou.
Valdemir Soares acredita que o mecanismo de pistas exclusivas, além das canaletas existentes, poderiam sem implementadas, inclusive, nas vias rápidas, que possuem quatro faixas de rolamento. “Cito como exemplo a Avenida Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, pois era um local em que uma solução para o trânsito parecia impossível. Com a adoção da via exclusiva, a situação foi resolvida”.
Secretário
Ainda em seu pronunciamento, o vereador lembrou que a ideia foi apresentada ao secretário de Planejamento e Gestão da prefeitura, Fábio Dória Scatolin, que esteve no Legislativo no último dia 15 para falar sobre a implantação do Metrô de Curitiba.
Na ocasião, Soares defendeu que esta seria uma atitude dinâmica para melhorar o trânsito, visto que “o metrô seria usufruído pela população daqui a, no mínimo cinco ou seis anos, se tudo der certo na questão protocolar, administrativa e técnica”.
Scatolin acatou a ideia e disse que a prefeitura tem que pensar soluções para o conjunto da cidade, “a começar pela questão das linhas exclusivas”. Ele explicou que São Paulo tinha uma característica que parece ser a mesma de Curitiba, ou seja, vinha perdendo passageiros para o transporte coletivo e o carro ganhava espaço.
“A partir do momento em que um conjunto de medidas, que passava por uma visão mais holística passou a ser adotada, eles reverteram isso. E um dos elementos centrais foi a questão das linhas exclusivas, que já temos uma tradição muito grande”, confirmou o titular da pasta de Planejamento e Gestão.
Matéria relacionada:
Proposta criação de faixas preferenciais para ônibus
A sugestão foi formalizada à prefeitura por meio de requerimento aprovado na sessão de ontem (20). Também tramita na Casa uma iniciativa (005.00048.2013) do vereador que pretende implantar a medida por meio de lei municipal.
De acordo com o parlamentar, a inovação traria grande benefício para o trânsito e, consequentemente, para a qualidade de vida da população. “Essa ferramenta já foi adotada em outros grandes centros urbanos do país e nada impede que seja implantada aqui”, afirmou.
Valdemir Soares acredita que o mecanismo de pistas exclusivas, além das canaletas existentes, poderiam sem implementadas, inclusive, nas vias rápidas, que possuem quatro faixas de rolamento. “Cito como exemplo a Avenida Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, pois era um local em que uma solução para o trânsito parecia impossível. Com a adoção da via exclusiva, a situação foi resolvida”.
Secretário
Ainda em seu pronunciamento, o vereador lembrou que a ideia foi apresentada ao secretário de Planejamento e Gestão da prefeitura, Fábio Dória Scatolin, que esteve no Legislativo no último dia 15 para falar sobre a implantação do Metrô de Curitiba.
Na ocasião, Soares defendeu que esta seria uma atitude dinâmica para melhorar o trânsito, visto que “o metrô seria usufruído pela população daqui a, no mínimo cinco ou seis anos, se tudo der certo na questão protocolar, administrativa e técnica”.
Scatolin acatou a ideia e disse que a prefeitura tem que pensar soluções para o conjunto da cidade, “a começar pela questão das linhas exclusivas”. Ele explicou que São Paulo tinha uma característica que parece ser a mesma de Curitiba, ou seja, vinha perdendo passageiros para o transporte coletivo e o carro ganhava espaço.
“A partir do momento em que um conjunto de medidas, que passava por uma visão mais holística passou a ser adotada, eles reverteram isso. E um dos elementos centrais foi a questão das linhas exclusivas, que já temos uma tradição muito grande”, confirmou o titular da pasta de Planejamento e Gestão.
Matéria relacionada:
Proposta criação de faixas preferenciais para ônibus
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba