Valdemir pede ação conjunta contra tráfico no Guabirotuba

por Assessoria Comunicação publicado 30/04/2014 11h20, última modificação 23/09/2021 08h20

Requerimento protocolado na Câmara de Curitiba solicita ao Executivo a realização de uma ação conjunta para combater o tráfico de drogas na praça Abílio de Abreu, no bairro Guabirotuba. O autor do pedido é o vereador Valdemir Soares (PRB), que aponta para o crescimento da insegurança de quem mora na região.

“O local está tomado pelo lixo, por bitucas de cigarro, restos de maconha e garrafas de bebidas alcoólicas, que são consumidas sem restrição de idade. A comunidade também relatou que é comum ver pessoas fazendo suas necessidades fisiológicas nas calçadas e nos muros das residências”, justifica.

No documento  (044.04483.2014), Valdemir Soares sugere que essa ação de combate e prevenção seja realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS). “As famílias vivem amedrontadas e confinadas em suas casas, pois ao saírem podem ser agredidas pelos usuários. Uma das moradoras do bairro já foi obrigada a pagar "pedágio" para entrar em sua própria casa”, complementa.

Iluminação pública
A insegurança de quem mora no largo Júlio Szymanski – entre as avenidas Presidente Kennedy e Marechal Floriano Peixoto, e a rua Conselheiro Dantas –, no Prado Velho, também motivou requerimento do vereador pela ampliação da iluminação pública da região (043.00081.2014).

De acordo com a justificativa, a iluminação é insuficiente, porque no local existem árvores de grande porte que obstruem a claridade. “A região é movimentada devido à existência de agências bancárias, de ser próxima a duas instituições de ensino superior, de um hospital e ainda possuir, nas proximidades, diversos pontos de ônibus e um ponto de táxi”, explica o vereador.

No Xaxim, também é solicitada a manutenção da iluminação, da sinalização vertical e horizontal e da limpeza de áreas públicas. O pedido (044.04484.2014) atende a reivindicação da comunidade, que reclama da sensação de insegurança e da deterioração das placas indicativas, que prejudicam o trânsito local.