Vacinação de idosos ultrapassa a meta, destaca Mario Celso

por Assessoria Comunicação publicado 28/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h48

O vereador Mario Celso, líder do governo na Câmara, destacou o trabalho da Secretaria de Saúde de Curitiba na vacinação contra gripe de idosos. “Atingimos quase 100% da meta, isso significa uma melhoria substancial na qualidade de vida de nossos idosos”, comemorou Mario Celso. De acordo com informações da Prefeitura, Curitiba vacinou contra a gripe 96,8% da população–alvo da campanha, superando a meta do Ministério da Saúde estabelecida em 70% e batendo também o resultado de 2003, que foi de 91,3% de cobertura.
“O resultado é excelente. Alcançamos quase a totalidade da população–alvo”, avaliou o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto. A população-alvo da campanha de Curitiba este ano é estimada em 142.912 pessoas de 60 anos ou mais. Foram vacinadas 138.354 pessoas. Como a cobertura ultrapassou todas as expectativas, o saldo da vacina está disponível agora somente na Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho.
Para Mario Celso, o resultado alcançado demonstra que, além de informar bem a população, a Secretaria de Saúde consegue atingir essa faixa da população porque os idosos participam ativamente de outras atividades da Prefeitura. “A população da Terceira Idade está sintonizada com os programas desenvolvidos pelas secretarias da Prefeitura, que vão desde o atendimento emergencial, com uma cesta básica, por exemplo, até programas de melhoria de qualidade de vida”, afirmou Mario Celso.
O líder do governo informou que a Prefeitura oferece atividades especiais para os idosos em 100 grupos de convivência, cinco centros de atenção à terceira idade (Cati) e no centro de atividades da Praça Ouvidor Pardinho. São mais de 5.000 idosos envolvidos nas atividades, que vão desde aulas de bordado até sessões da “terapia do riso”.
Mario Celso cita também a praça Ouvidor Pardinho, onde fica a unidade de saúde do idoso, em que o atendimento é completo. Ali, além da ginástica tradicional, os idosos fazem aula de dança e atividades para integração com pessoas da mesma faixa etária. “A relação que se forma a partir deste trabalho dos servidores com a população é de confiança e cidadania. Com isso, há um aumento na participação das pessoas”, disse o vereador.
De acordo com informações da Prefeitura, a vacina diminui o risco de contrair gripe em 90% dos casos. A campanha é dirigida aos idosos, a faixa etária que corre os maiores riscos de ter complicações com a gripe, como a pneumonia, que pode levar ao internamento hospitalar e até à morte.