Utilização de táxi pode descongestionar trânsito
Campanha que promova a utilização de táxis foi sugerida na Câmara Municipal de Curitiba. Um dos argumentos para ampliar a utilização da frota curitibana está na segurança e, outro, na facilidade de locomoção em relação ao trânsito, muitas vezes congestionado.
A campanha, que poderia ser promovida pela Urbs (Urbanização de Curitiba) e pela Fundação Cultural, deveria ressaltar a praticidade do uso dos táxis, especialmente em fins de semana e nos horários comerciais. Diversas pessoas que transitam pelo centro e bairros, em festividades, eventos e compras, já adotaram o hábito de utilizar o serviço de táxi, já comum em grandes cidades como Porto Alegre, Brasília ou São Paulo, contribuindo para descongestionar as principais ruas e avenidas do anel central, conforme a justificativa.
O serviço de táxi de Curitiba é considerado como um dos melhores do País, tanto na conservação da frota, como na capacitação dos profissionais, esmerados no atendimento ao usuário, seja da cidade ou turista. Outro detalhe lembrado na Câmara é a economia com os gastos de combustíveis e nas situações de estacionamento, em que o movimento dificulta a escolha do lugar certo para parar.
A campanha sugerida poderia levar em conta, ainda, a prevenção para casos de acidentes, roubos ou assaltos, especialmente os noturnos, em que os motoristas são visados nos semáforos ou nas lombadas eletrônicas. O desenvolvimento da campanha nos meios de comunicação poderia contar com a divulgação dos números de telefones de todas as centrais e empresas, para proporcionar uma informação mais segura entre o cliente e o prestador do serviço.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba