Utilidade pública à Salva Bicho e títulos acatados em 1º turno
Três projetos aprovados em primeiras votações nesta terça-feira (28) retornam à pauta da Câmara de Vereadores nesta quarta (29), para os segundos turnos. De Zezinho Sabará (PDT), o plenário acatou a declaração de utilidade pública municipal à Associação Beneficente Salva Bicho Curitiba (014.00052.2017). Da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, passaram os indicados aos títulos Consagração Pública Municipal (091.00001.2017) e Cidade de Curitiba (092.00001.2017). Das três proposições, apenas o placar da primeira homenagem, destinada a pessoas jurídicas, não foi unânime – Thiago Ferro (PSDB) se absteve.
“Sou defensor dos animais. Não assim como a Fabiane [Rosa, do PSDC] e a Katia [Dittrich, do SD], mas também defendo os animais, porque eles também precisam do nosso carinho e atenção”, disse Sabará. Ele explicou que a associação é composta por ativistas e simpatizantes da causa e já resgatou “milhares de animais das ruas, feridos, doentes, vítimas de abandono, maus-tratos”.
Atualmente, segundo o vereador, a Salva Bicho Curitiba mantém 60 animais em lares de protetores ou hotéis. “Depois de tratados, eles são encaminhados para a adoção responsável”, acrescentou o autor. “Desta forma, a associação vem atuando e salvando vidas diariamente, por amor e com amor.”
Fabiane disse ter participação do nascimento da iniciativa, em 2012. “Reunimos um grupo de pessoas. E esses grupos unidos podem fazer mais”, relatou. A formalização, quando ela já não integrava mais o grupo, ocorreu em 2015. A vereadora também falou sobre a importância das declarações de utilidade pública, municipal, estadual e federal, às entidades sem fins lucrativos.
Prêmios
Alusivas ao aniversário da capital, dia 29 de março, as honrarias serão entregues no ano que vem, em sessões solenes. Presidente do colegiado de Educação, Professor Euler (PSD) disse que discutirá os projetos em segundo turno, nesta quarta-feira (29). Instituída pela lei municipal 6.710/1985, a Consagração Pública Municipal é dedicada a pessoas jurídicas e teve 18 indicados, como a Sociedade Recreativa Internacional Água Verde, a Organização de Direitos Humanos Terra de Direitos e a Academia Chute Boxe.
O título Cidade de Curitiba, criado pela lei municipal 8.152/1993, é voltado a personalidades locais e terá 19 homenageados. Dentre os nomes indicados pelos vereadores estão o advogado Claudio Dalledone Junior; o empresário Edson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep); e a assistente social Larissa Tissot, assessora técnica da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e ex-presidente da Fundação de Ação Social (FAS).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba