Usuários do CAPS-AD do Portão visitam o Legislativo
Pela primeira vez, a Câmara de Curitiba recebeu a visita de frequentadores do Caps-AD do Portão (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas), na manhã da última quarta-feira (21). O grupo de usuários do equipamento público era formado por 15 pessoas, cinco delas em situação de rua, e foi acompanhados pelo enfermeiro Célio de Souza Lima.
“Pensamos, no CAPS, que neste momento de eleição era importante eles se aproximarem da Câmara. Tem gente lá que é de Curitiba mas que não vota há 10, 20 anos. A intenção desta visita é mesmo de conscientização”, explicou Lima. Ele conta que, por mês, de 350 a 400 pessoas passam pelo Caps-AD.
Conforme o enfermeiro, a equipe do centro trabalha na redução dos danos, orientando as pessoas a deixar o uso de drogas agressivas, como o crack. “A abstinência total é muito difícil, pois a frequência deles oscila, mas alguns conseguem ficar só com o álcool”, disse César Lima.
Estudantes na CMC
Também estiveram no Legislativo, nesta semana, estudantes do Espro (Ensino Social Profissionalizante), na segunda-feira (19), e duas do Colégio Bom Jesus, na quinta-feira (22) e nesta sexta-feira (23). As turmas do Espro, com idade entre 14 e 17 anos, compareceram à Câmara Municipal para assistir à palestra “O que faz um vereador?”, realizada pela Escola do Legislativo. Além de saber mais sobre o funcionamento da Casa, eles tiraram dúvidas sobre o que é a função do vereador, que vai além da simples elaboração e aprovação de leis municipais.
Professora do Espro, Melissa Stela afirmou que os 34 estudantes estavam animados para conhecer “o lugar onde as leis são criadas” e acredita que essa atividade ajuda os jovens a se tornarem mais ativos politicamente, fazendo com que “se sintam mais participantes e cidadãos”. Felipe Souza, de 16 anos, disse que é importante que, desde cedo todos possam entender como funciona a política no lugar onde vivem. “Entender como surgem as leis, como elas funcionam e quem são os vereadores que a gente ouve falar, tudo isso é bem mais importante do que a gente imagina.”
Divididos em duas turmas, cerca de 55 alunos do Colégio Bom Jesus (com idade entre 12 e 13 anos) assistiram à mesma palestra e focaram boa parte de suas dúvidas sobre as diferenças entre o papel do vereador e do prefeito. “Eles também queriam saber sobre o nível de escolaridade exigido para ser um vereador e deram opiniões sobre o subsídio pago aos parlamentares da Câmara de Curitiba”, explicou o diretor da Escola do Legislativo, Antonio Torrens.
Ao final das visitas, os alunos do Bom Jesus passaram pela exposição “Curitiba Ontem e Hoje”, que termina nesta sexta (saiba mais). A mostra ficou no mezanino do Palácio Rio Branco desde 23 de março, com 100 fotografias de Curitiba, 50 antigas – desde 1855 e pertencentes ao acervo do jornalista Cid Destefani – e outras 50 atuais, tiradas pelos fotógrafos da Comunicação do Legislativo, Andressa Katriny e Chico Camargo, na tentativa de reproduzir os lugares dos mesmos ângulos, captados em diferentes épocas.
As visitas de escolas e grupos grandes podem ser agendadas com a Diretoria de Cerimonial pelo telefone (41) 3350 4797, de 9h às 18h, de segunda à sexta-feira. Mais informações no site.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba