Uso de fogos de artifício requer cuidados

por Assessoria Comunicação publicado 29/12/2009 15h20, última modificação 28/06/2021 11h28
Os vereadores Tico Kuzma (PSB) e Julião Sobota (PSC) alertam os consumidores de fogos de artifício dos riscos à saúde que o descuido no uso e na compra de produtos de má qualidade podem causar. Os parlamentares informam que apenas 28 estabelecimentos comerciais estão autorizados a vender esses materiais em Curitiba, tendo as suas instalações e qualidade de armazenamento fiscalizadas pela prefeitura de Curitiba, Corpo de Bombeiros e Delegacia de Explosivos.
Kuzma e Julião solicitaram esses dados à administração municipal logo após o acidente ocorrido em Santo André (SP), no final de mês de setembro, quando 1,5 mil quilos de fogos de artifício armazenados de forma irregular ocasionaram uma explosão que matou duas pessoas e destruiu quatro casas. A população pode ajudar na fiscalização da atividade por meio do telefone 156, denunciando lojas e pessoas físicas que não apresentem as condições adequadas para a comercialização dos fogos de artifício.
Segurança
O usuário de fogos de artifício deve ler e seguir as instruções do fabricante, jamais carregar bombinhas no bolso e nunca acender o artefato próximo ao rosto. Não se deve reaproveitar bombinhas ou rojões que falharam. Além disso, nunca associar bebida alcoólica com o uso de fogos e manter as crianças afastadas do local. O desrespeito às recomendações de segurança dos órgãos de saúde favorece acidentes, cuja gravidade pode ser alta. O uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras, lesões com lacerações/cortes, amputações dos membros superiores, lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição.
Autorizadas
A lista das lojas e pessoas físicas autorizadas a comercializar fogos de artifício em Curitiba, fornecida pela administração municipal em resposta ao pedido de informações feito pelos vereadores Kuzma e Julião, são: Adão Ronchi, Adrianino Comércio de Fogos, Bruskoki & Freitas Comércio de Fogos, Budel & Alencar Ltda, Ceufest Comércio de Fogos de Artifício, Chechens Comércio de Fogos Ltda, Choktel Comércio de Artigos de Lazer, Cruzarte Show Fogos Ltda, Edson Darci da Silva Rocha Fogos de Artifício, Erlione Aparecida Zotto, Estrela Comércio de Artigos Religiosos e de Época Ltda, Fagulha Comércio de Fogos de Artifício e Pipas Ltda, Ismail dos Santos Lima, J. Peter Comércio de Fogos de Artifício Ltda, Janaína Regina Soares Fogos Ltda, João Carlos Salido, João Darci da Silva Rocha Fogos de Artifício, Karsati Brinquedos e Artigos de Época (duas unidades), Lanza & Cia Ltda (duas unidades), Leida Terezinha Fernandes, Luiz Noguchi, Maria Gorete Felisberto, Ozias Conrado Augusto, Pedro Aderson Lobo Sampaio Filho, Pipa Azul Papelaria Ltda e Wilson Roberto Terencio.