Urbs testa sonorizador em ônibus biarticulado

por Assessoria Comunicação publicado 13/09/2005 16h35, última modificação 31/05/2021 15h13
Os ônibus biarticulados que fazem a linha Boqueirão serão equipados com sonorizadores para alertar aos pedestres de sua passagem. A informação é do líder do PPS, vereador Zé Maria, que participou de reunião com a diretoria da Urbs - empresa gerenciadora do transporte coletivo. A medida, segundo o parlamentar, será experimental, pelo período de 3 meses para testar sua eficácia.
Zé Maria explica que o trecho escolhido para o teste percorre a Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a Sete de Setembro e a Praça Carlos Gomes, no centro. "Ali, o índice de atropelamentos é considerado alto. Pesquisa da Urbs aponta a distração dos pedestres como causa dos acidentes. "Os pedestres que não percebem a aproximação dos biarticulados. Naquele trecho, a situação é mais perigosa porque o trânsito flui em mão dupla e o pedestre fica confuso, olhando apenas para um lado, ao atravessar a rua, e não vê os ônibus vindo em direção contrária", comenta.
Proposta
Zé Maria lembra que há projeto de lei de sua autoria em tramitação na Câmara de Curitiba, que prevê a instalação de alarmes sonoros nos ônibus, a exemplo de algumas cidades da Europa. O parlamentar diz que "quer ver  nos ônibus os mesmos alarmes sonoros das cidades européias, que emitem som intermitente, de baixa intensidade, dirigido para frente, de tal forma que os pedestres sejam alertados à presença do veículo. Os testes serão iniciados nos próximos dias. Se tudo der certo, todos os ônibus terão o dispositivo".