Urbs presta informações sobre segurança do Shopping Popular

por Assessoria Comunicação publicado 09/02/2015 16h45, última modificação 29/09/2021 07h04
Questionada pela vereadora Carla Pimentel (PSC) sobre as condições de monitoramento do Shopping Popular, no bairro Capão Raso, a Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que o estabelecimento é atendido por serviço de vigilância particular. Em 15 de dezembro, a parlamentar encaminhou à prefeitura diversas perguntas, a pedido de comerciantes e moradores (062.00397.2014).

Carla perguntou se existe uma empresa contratada para a segurança interna, se há alguém responsável pelo monitoramento interno e externo por meio de câmeras, se é realizada manutenção destas câmeras, se existe seguro em caso de roubo, como é feito o ressarcimento em caso de prejuízo no interior do shopping e se os lojistas têm seguros (e em caso afirmativo, quais).

A resposta veio no dia 8 de janeiro, quando a Urbs declarou que o shopping é protegido por seguranças particulares, sendo que no período diurno a empresa incumbida é a Veper e, à noite, a Metropolitana. As câmeras foram instaladas em 2009 e desde então passaram por manutenções esporádicas, mas há tratativas para que o shopping adote novas tecnologias.

A Urbs informou que não dispõe de apólice de seguro para a cobertura de furtos ou roubos no local. Se houver danos à área comum ou aos equipamentos, a responsabilidade caberá aos proprietários das lojas. A Urbs ressalta que a contratação ou não de seguro é de responsabilidade única do permissionário ou lojista. O tema já havia sido abordado em outro requerimento de pedido de informações, formulado em novembro de 2014 pelo vereador Tico Kuzma (PROS). Leia mais.