Urbs explica à comissão as mudanças no EstaR

por Assessoria Comunicação publicado 26/05/2009 13h20, última modificação 24/06/2021 08h16

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Curitiba, presidida pelo vereador Jair Cézar (PSDB), recebeu, na reunião desta segunda-feira (25), Adão José Lara Vieira, gerente da área de fiscalização da Urbs para fazer esclarecimentos sobre a implantação do novo sistema de venda de talões do EstaR, o Estacionamento Regulamentado. Acompanhado pela coordenadora, Jucélia de Fátima Valle, e pela fiscal Andréia Ivanik, Lara falou sobre o credenciamento do comércio para a venda compartilhada dos talões e forneceu detalhes sobre o sistema de estacionamento nas ruas fiscalizadas pela Diretran. Em seguida, foi indagado pelos vereadores integrantes da comissão, fornecendo mais informações sobre futuras modificações e modernização do EstaR, ainda para este ano.
Alterações
Implantado em 1980, o EstaR possui 8.183 vagas em diversos pontos do centro e área periférica e está passando por uma série de adequações às exigências do aumento do fluxo de veículos e reivindicações feitas pelos agentes. As primeiras alterações serão em relação à venda dos talões, que ficarão à disposição dos motoristas em diversos estabelecimentos comerciais credenciados. Conforme Lara, "haverá melhor dinâmica na prestação do serviço, com ampliação da segurança para operadores e motoristas." Isto porque um dos fatores alegados pelos agentes para esta troca é a necessidade de se evitar assaltos e agressões sofridas por falta de troco, por exemplo, além de pagamentos feitos com notas falsas e problemas físicos, como o excesso de peso das maletas. O novo modelo dos talões já trouxe uma certa margem de segurança, que também será ampliada com alterações futuras no sistema de regularização, para o qual ainda está prevista modernização através da automatização.
Para o novo sistema de vendas pelo comércio, o objetivo é alcançar aproximadamente 400 postos credenciados, que terão, através do decreto 241, três opções de compra com descontos sobre o preço de face para possibilitar a aquisição e o repasse aos clientes sem prejuízos. Com isso, os mais de 200 agentes encarregados da fiscalização terão condições de agilizar a tarefa sobre as vagas disponibilizadas no centro e área periférica, que abrange alguns bairros como Batel, Água Verde, Alto de São Francisco, Bigorrilho e outros. Até o meio do ano, serão dez mil vagas para veículos e motos.
Prevenção
Uma das principais preocupações dos vereadores ficou afastada com a confirmação de Lara de que "não haverá risco de desemprego". A outra apreensão, manifestada pela vereadora Julieta Reis (DEM), se referiu às dificuldades para regulamentar as infrações, incluindo formação de filas. Permanece assegurados também o percentual de vagas previsto pela legislação para idosos e deficientes, abertura de novas vagas na área do Centro Cívico, além da meta de acabar com a regularização de cartões, que deverá ser substituída por outro sistema informatizado de multa automática.
Os vereadores gostaram de saber que um dos procedimentos em estudo e implantação até julho será a atuação preventiva em cruzamentos para orientar motoristas infratores antes da aplicação da multa. Outra garantia é a permanência do convênio com o BPTran, da Polícia Militar do Paraná. Enquanto a Diretran, responsável pela fiscalização do EstaR, opera o trânsito na sinalização, orientação e acompanhamento de eventos, o BPTran efetiva o policiamento do trânsito e controle do fluxo, inibindo infrações. Tais procedimentos são necessários, segundo Lara, pelo volume de trânsito que Curitiba passou a enfrentar diariamente. Antes, o efetivo de agentes intensificava o trabalho em escalas de três horários de pico, que hoje deixaram de existir. Ainda para melhorar o fluxo de veículos, o gerente adiantou que a Diretran estuda extinguir vagas especiais, como, por exemplo, do corpo consular, para abrir mais espaços.
Compareceram à reunião os vereadores Algaci Tulio (PMDB), Renata Bueno (PPS), Roberto Hinça (PDT), Roberto Aciolli (PV), Pedro Paulo (PT) e Julieta Reis (DEM).