Urbs diz que 41 das 342 estações-tubo não têm acessibilidade

por Assessoria Comunicação publicado 14/05/2015 16h00, última modificação 30/09/2021 09h25

A Urbs respondeu os questionamentos do vereador Cristiano Santos (PV) sobre a acessibilidade nas estações-tubo de Curitiba. O órgão do Executivo afirma à Câmara Municipal que 41 dos 342 equipamentos da Rede Integrada de Transporte (RIT) não têm rampas ou elevadores para facilitar o embarque do usuário com deficiência e mobilidade reduzida (ofício 126-EM/GTL, anexo ao requerimento 062.00074.2015).

Foi informado, no dia 25 de março, que a instalação dos elevadores nos dois tubos Antero de Quental, do Circular Sul, estava na fase final (o que totalizaria 43 equipamentos sem acessibilidade). A Comunicação da Câmara foi até o local e confirmou a execução da obra. De acordo com o documento, 30 das estações-tubo sem recursos para facilitar o acesso são da linha Centenário/Campo Comprido e já tiveram as plataformas elevatórias orçadas. “A implantação se dará após a licitação das obras [do eixo leste-oeste]”, completa.

Os demais equipamentos em que o acesso ainda se dá apenas pelas escadas são das linhas Centenário, Sítio Cercado e Circular Sul. Ainda em resposta às perguntas de Cristiano Santos, o ofício aponta que o custo do elevador é de R$ 28,5 mil e que a última empresa contratada para efetuar o serviço foi a Hokkaido Metalúrgica e Automação, via licitação. Já a manutenção cabe à Urbs – que em 2014 teria gasto R$ 49,1 mil nos reparos, com a aquisição de peças e materiais. O valor médio para a implantação da rampa de acesso é de R$ 45,5 mil, informa o documento.

Na justificativa do pedido de informações  – deferido pelo presidente da Casa, Ailton Araújo (PSC), no dia 25 de fevereiro –, o autor disse que recebeu “diversas reclamações de cadeirantes, cobradores e idosos”. “É notória a melhora de acessibilidade que a prefeitura tem proporcionado para Curitiba com o ônibus chamados de Acesso, a adequação de calçadas, a inclusão de jovens especiais em atividades nos Portais do Futuro e a educação inclusiva, mas este pedido de informações objetiva quantificar o problema no transporte coletivo, especificamente”, pontuou Santos.