Urbanismo contra a violência é tema de comissão

por Assessoria Comunicação publicado 13/10/2009 13h45, última modificação 28/06/2021 07h21

Para compreender como o urbanismo e a arquitetura podem contribuir para a redução da violência nas grandes cidades, os vereadores da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal de Curitiba convidaram o coronel da Polícia Militar, Roberson Bondaruk, a visitar a Casa na próxima terça-feira (20). Ele é autor dos livros "A prevenção do crime através do desenho urbano" e "Design contra o crime: prevenção situacional do delito através do design de produtos". A oportunidade surgiu nesta terça-feira (13), enquanto os vereadores Tico Kuzma (PSB), presidente da comissão, Omar Sabbag Filho (PSDB) e Jonny Stica (PT) debatiam o projeto que regulamenta o fechamento de ruas na capital. Também fazem parte da comissão os vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Julieta Reis (DEM).
De autoria do líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), a proposição sob análise da comissão autoriza os moradores de ruas sem saída residenciais a construir guaritas, cancelas, portão ou utilizar outros objetos para controlar o trânsito de veículos estranhos, desde que não fique impedido o tráfego de pedestres e o acesso a áreas de lazer e órgãos públicos. O benefício poderia ser requisitado por associações de moradores, que assumiriam integralmente a responsabilidade pela solicitação, que inclui a manutenção da pista. Se cumpridas todas as exigências, os moradores receberiam da prefeitura a licença para fechamento ao tráfego de veículos, mediante o pagamento integral da taxa de uso de logradouro público.
"Como o Stica pediu vistas do projeto, acatamos a sugestão do vereador Sabbag Filho de convidar o coronel Bondaruk para participar da próxima reunião da comissão. A conversa que teremos com ele deve ajudar no debate do referido projeto, mas também provocar a realização de outras atividades, como seminários e novas proposições dos parlamentares dessa Casa", salientou Kuzma. O coronel da PM foi agraciado nesse ano com o prêmio Hermès de LInnovation, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, na categoria Inovação e Desenvolvimento Humano.
Lotéricas
A proposição do líder do PSDB na Câmara Municipal, vereador Serginho do Posto, que regulamenta o tempo máximo de espera para atendimento em casas lotéricas como sendo de 20 minutos em dias normais e 30 minutos na véspera e após os feriados, recebeu parecer favorável ao trâmite dos vereadores da comissão. Nos próximos dias, eles ouvirão as entidades que representam o setor para uma melhor compreensão do tema, a fim de subsidiar o debate em plenário.
Orleans
A Comissão de Urbanismo informa que recebeu resposta da prefeitura de Curitiba para as reivindicações apresentadas em maio pela Associação Comunitária Vila Real, que representa moradores dos bairros Orleans e São Braz. A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) informa que a colocação de meio-fio e calçada na área de passeio da rua Maria Batista Chanoski, no fundos da creche Vila Real, e a colocação de meio-fio e calçada no entorno da área de lazer das ruas da Independência e Sidnei Straffite de Oliveira serão executadas pela administração da regional de Santa Felicidade. Quanto à construção do asfalto definitivo na rua Carlos Wellner, onde circula o ônibus alimentador Fernão Dias, a secretaria sugere uma parceria com os moradores para a melhoria imediata das condições de tráfego na região.