Urbanismo aprecia novos projetos de acessibilidade
A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba vai analisar, em reunião nesta quinta-feira (1º), a partir das 14h, três projetos que dispõem sobre a acessibilidade de portadores de deficiência. Duas propostas são do vereador Zé Maria (PPS). Uma é relativa à previsibilidade de aplicação de multa para veículos estacionados em vagas reservadas aos deficientes que não estejam identificados pelo símbolo internacional de acessibilidade em supermercados, shopping centers, hospitais, cemitérios, universidades, clínicas, estádios, parques e outros locais de uso público ou privado.
O outro documento dispõe sobre a instalação tátil, sonora e visual nos prédios em que funcionam órgãos municipais. A ideia de Zé Maria é possibilitar a acessibilidade de deficientes visuais e auditivos. A terceira matéria é do vereador Emerson Prado (PSDB), que trata da obrigatoriedade de espaço exclusivo nas praças de alimentação para deficientes, idosos e gestantes em centros comerciais, shopping centers, hiper e supermercados.
Outros projetos
Na reunião desta quinta-feira, os integrantes da Comissão de Urbanismo, presidida pelo vereador Tico Kuzma (PSB), também vão apreciar parecer ao projeto do vereador Roberto Hinça (PDT) que estabelece normas para utilização de caixas descartáveis e retornáveis no acondicionamento, transporte, distribuição e venda de alimentos hortifrutícolas "in natura". E de Tito Zeglin (PDT), limitando a velocidade dos veículos articulados e biarticulados nas ruas do anel central.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba