"Um bilhão de pessoas verão o jogo da Espanha", diz presidente do IMT

por Assessoria Comunicação publicado 28/05/2014 11h10, última modificação 24/09/2021 08h02

“O jogo da seleção da Espanha em Curitiba, no dia 23 de junho, com o time da Austrália, será transmitido para mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Não dá para medir o impacto positivo disso em termos de marketing para a cidade, que até agora era desconhecida no mercado turístico internacional”, afirmou Paulo Colnaghi, presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), em reunião na Câmara Municipal nesta quarta-feira (28). “Nos eventos pré-Copa, como aquele realizado em Londres, poucas pessoas conheciam a cidade. Isto vai mudar”, disse.

Colnaghi e representantes do setor foram convidados para participar de uma reunião da Comissão de Educação, Turismo e Cultura do Legislativo, presidida pelo vereador Mauro Ignacio (PSB) e composta por Geovane Fernandes (PTB), Pedro Paulo (PT), Professor Galdino (PSDB) e Tiago Gevert (PSC). No encontro, Colnaghi apresentou números atualizados das expectativas em Turismo decorrentes da presença da Copa FIFA 2014 em Curitiba.

“A presença da seleção da Espanha em Curitiba é o bônus que a capital do Paraná recebeu. É a atual campeã do torneio. Eles chegarão no dia 8 de junho e permanecerão na cidade pelo menos um mês inteiro, durante os jogos da primeira fase. A depender da classificação, poderão ficar mais tempo. Com eles, vêm 600 jornalistas estrangeiros. A Televisión Espanhola (TVE), por exemplo, fará seis entradas ao vivo, diariamente, da Praça da Espanha, para atualizar o público europeu da seleção. Quando não falarem de futebol, estarão divulgando Curitiba”, defendeu o presidente do IMT.

Colnaghi confirmou que a cantora Shakira, namorada de um dos jogadores da seleção espanhola, ficará hospedada em Curitiba e aproveitará a passagem pelo Brasil para divulgar a música que fez para a competição. “O ator Hugh Jackman, que interpretou o Wolverine, dos X-Men, nos cinemas, também virá para Curitiba, ver o jogo da Austrália. Não está confirmada, mas ainda existe a possibilidade do presidente da Rússia, Vladimir Putin, aparecer no jogo da seleção”, adiantou.

O presidente do IMT disse que ainda existem cerca de 6 mil ingressos para serem vendidos, pois a indefinição com relação ao estádio “freou” as vendas. “Lógico que o maior público é interno, mas a venda desses tickets deve incrementar a vinda dos estrangeiros. Por enquanto, quem mais comprou ingressos são norte-americanos, australianos, colombianos, espanhóis, equatorianos e canadenses”, disse.

“Curitiba está se preparando para receber cada um desses turistas. Por exemplo, seremos a única cidade que terá jogos dos três países com maioria muçulmana: Irã, Argélia e Nigéria. Isso requer um cuidado especial. Estamos procurando intérpretes de russo e faremos mapas e guias específicos, pois eles resistem em falar inglês. Os equatorianos, outro exemplo, compraram pacotes turísticos incluindo ônibus até o estádio. Agora estamos planejando como estacionar os veículos perto da Arena”, enumerou Colnaghi para os vereadores.

O presidente do IMT disse que, a divulgação internacional da cidade, somada à boa impressão que Curitiba planeja deixar nas pessoas que visitarão a capital durante o evento, pode elevar em até 40% o turismo no município após a Copa. “A capital da África do Sul tinha a mesma expectativa, de aumentar o turismo local em 35% nos quatro anos seguintes. Só que eles obtiveram essa marca já no primeiro ano. O aumento do turismo significa muito para uma cidade. Em Curitiba, 49% do recolhimento do ISS vem de alguma das 57 atividades relacionadas ao setor do Turismo”, pontuou.

“Já temos mil voluntários cadastrados, que ficarão espalhados pela cidade para atender os turistas. Muitos deles falam dois ou mais idiomas, inclusive catalão. A cidade possui hoje 39 Pontos de Informação Turística e, durante a Copa, terá mais três unidades móveis. Também fizemos um convênio com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), então 30 restaurantes receberão um estande do IMT onde trabalhará um funcionário do estabelecimento comercial, fornecendo informações sobre a cidade”, afirmou Colnaghi.

Os vereadores definiram, após tomar contato com esses dados, que será destinado um espaço na Tribuna Livre para o Instituto Municipal de Turismo, talvez já na próxima quarta-feira (4 de junho). “É importante que todos os vereadores conheçam esses dados positivos e estejam preparados para a realidade do mundial”, considerou Mauro Ignacio. O líder do prefeito, Pedro Paulo, destacou o investimento de R$ 70 milhões na cidade, dos quais R$ 50 milhões são “para construir o primeiro centro de convenções do município”.

Galdino foi citado por Colnaghi, quando o presidente do IMT anunciou que os pontos da Linha Turismo terão “telhado verde”. “Foi uma sugestão do vereador”, ele disse. Galdino elogiou a organização da FIFA, após exposição de Henrique Lens Filho, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Paraná, que garantiu ocupação contratada de, aproximadamente, 10 mil dos 18 mil leitos existentes. “Esses 10 mil leitos”, frisou Colnaghi, “foram reservados pela Fifa. Não estão nesta conta todos os visitantes que a cidade receberá durante a Copa”.

Participaram da reunião, além dos já citados, Rodrigo Swinka (Paraná Turismo (autarquia do governo do Estado), Dario Paixão (Curitiba Convention e Visitors Bureau) e Ari Andrade (Abrasel).

Proposições
Pedro Paulo pediu vista do projeto 005.00041.2014 (de Chicarelli, que prevê divulgação obrigatória nas escolas de campanhas antidrogas). Receberam pareceres favoráveis as proposições 006.00006.2014 (de Dirceu Moreira, PSL, concedendo o título de cidadão honorário a Ezequias Losso), 009.0015.2014 (de Julieta Reis, DEM, denominando Arquiteto Elgson Gomes logradouro da capital), 009.0018.2014 (de Pedro Paulo, denominando Professor Carlos Roberto Antunes dos Santos logradouro da capital), 009.00009.2014 (de Colpani, PSB, denominando Giacomo Alberti logradouro da capital) e 009.00016.2014 (de Julieta Reis, denominando Professor Metry Bacila logradouro da capital).

Todos os requerimentos estão disponíveis na internet, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Basta, depois de ter acessado a página da Câmara de Curitiba, clicar sobre o banner verde “Atividade Legislativa”, na parte de baixo da tela, preencher a autenticação eletrônica, e digitar o código dos requerimentos na seção “Busca Rápida”.