Ucranianos somam mais de 400 mil no Paraná

por Assessoria Comunicação publicado 19/09/2011 18h15, última modificação 11/08/2021 11h41
O vereador Jorge Yamawaki (PSDB) homenageou os imigrantes ucranianos entregando Votos de Congratulações e Aplausos à consulesa Larissa Mirokenko, ao cônsul honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski, e à Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana de Curitiba. A solenidade, indicada por Yamawaki e aprovada por unanimidade no plenário da Câmara Municipal, marcou os 120 anos da Imigração Ucraniana para o Brasil e os 20 anos da Independência da Ucrânia. Comemorado em 24 de agosto como o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana, os descendentes no Brasil somam hoje mais de 500 mil pessoas. Destes, cerca de 80% (mais de 400 mil pessoas) moram no Paraná.
“A cultura e a tradição ucraniana são lembradas e presentes em todas as áreas, sendo especialmente marcantes no folclore, na culinária, na arte, no comércio, na indústria, nas ciências e na educação”, comenta o vereador. Para Yamawaki, “dos descendentes ucranianos muitas empresas, clubes e associações constituíram-se e fazem parte da nossa história, contribuindo para o desenvolvimento da cidade”. Na organização civil tem a Representação Central Ucraniano-Brasileira, que congrega e representa contatos governamentais, civis nacionais e estrangeiros. A Igreja Ucraniana Católica, estabelecida no Brasil desde 1896, hoje é a maior organização comunitária de cunho religioso e cultural. No âmbito social diversos projetos, serviços e atendimento são desenvolvidos em escolas, hospitais, orfanatos e casas de apoio aos idosos, jovens e crianças.    
Idosos
Yamawaki também participou da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Teatro Positivo. O parlamentar discursou na abertura da cerimônia e pontuou a importância da valorização e do respeito aos idosos. “A evolução tecnológica com o passar dos anos só aumenta. O idoso de 50 anos atrás não é igual ao de hoje, porém, o respeito deve permanecer sempre”, afirmou o vereador.
A cerimônia teve a presença da vereadora Julieta Reis (DEM). Dentro da programação estavam palestras, apresentações culturais e trabalhos em grupo a respeito dos Direitos da Pessoa Idosa em nosso município.