Turismo em Curitiba terá plano de carreira

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2006 17h15, última modificação 14/06/2021 11h21
A necessidade de uma estrutura funcional ao Instituto Municipal de Turismo, Curitiba Turismo, levou a aprovação, nesta terça-feira (12), da criação de planos de carreiras aos servidores. A mensagem, do prefeito Beto Richa, foi aprovada na Câmara de Curitiba em sessão extraordinária, para que o serviço a ser prestado pelo instituto seja especializado, exigindo organização adequada e autonomia da gestão.
Os cargos que deverão ser criados são os de agente administrativo, analista financeiro, contador, estatístico, técnico em turismo, analista em turismo e pesquisador artístico e cultural.
O Curitiba Turismo, criado no ano passado, formula as diretrizes da política municipal de turismo, o planejamento e a implementação de ações visando o fomento e a dinamização da atividade turística, objetivando o desenvolvimento econômico e social.
De acordo com o projeto, o turismo deixou de ser sinônimo de passeio e lazer, sendo a principal atividade econômica de países desenvolvidos e ferramenta para o crescimento. Curitiba disputa mercado com São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, necessitando que órgãos públicos do turismo estejam atualizados e em contínua evolução, com agentes capacitados para a função. A data para a realização de concurso público de tais carreiras, sem número de vagas definido, ainda não foi estabelecida.