Turismo e eventos em Curitiba ganham incentivo com projeto aprovado pela CMC
Câmara aprovou projeto de Osias Moraes que incentiva o turismo em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta terça-feira (5), o projeto de lei mais debatido na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi a proposta do vereador Osias Moraes (Republicanos) para incentivar o turismo interno na capital do Paraná. Com 27 votos favoráveis, em primeiro turno, a CMC declarou que apoia a ideia de os cinemas da cidade, antes dos filmes em exibição, mostrarem vídeos promocionais, com um minuto de duração, divulgando pontos turísticos e eventos que serão realizados em Curitiba. “Queremos fomentar o turismo interno, para que os curitibanos conheçam ainda mais a cidade linda em que vivem”, justificou o autor.
“No projeto original, tinha a obrigatoriedade da divulgação antes dos filmes”, explicou Osias Moraes, “mas, numa construção com a Prefeitura de Curitiba, elaboramos o substitutivo geral [em que a adoção à divulgação dos vídeos promocionais é facultativa]”. Na versão aprovada hoje em plenário, e que será votada amanhã, em segundo turno, é prevista a regulamentação do programa pelo Executivo, quando ele poderá propor contrapartidas à adesão das empresas de entretenimento à política de incentivo ao turismo interno (005.00248.2021 com substitutivo 031.00038.2023).
Osias Moraes agradeceu a contribuição de Alexandre Leprevost (Solidariedade) à proposta, que, por meio de uma subemenda (036.00018.2023), incluiu a divulgação de eventos credenciados pela Prefeitura de Curitiba no rol de temas a serem abordados pelos vídeos promocionais. “Ampliar a promoção dos eventos oficiais aumenta o turismo, beneficiando todos setores que fazem parte desta cadeia de geração de riqueza, da hospedagem à gastronomia”, ratificou Leprevost. Além deles, mais seis parlamentares manifestaram-se publicamente a favor da proposta durante o debate em plenário.
Vereadores sugerem ampliar incentivo para a Região Metropolitana de Curitiba
“É um projeto que tem um impacto muito positivo, e o setor dos cinemas pode muito bem atender essa iniciativa”, defendeu Serginho do Posto (União). Herivelto Oliveira (Cidadania) disse que era uma boa ideia e sugeriu o uso do QR Code, nos vídeos promocionais, para facilitar o acesso às informações turísticas. “Nem todos os curitibanos conhecem tudo que tem na cidade, por isso é importante despertar esse interesse [de fazer turismo na própria cidade]”, concordou Marcos Vieira (PDT). Rodrigo Reis (União) também elogiou a proposta e pediu mais divulgação para a Feira da Ordem dentro das iniciativas da Prefeitura de Curitiba, argumentando que não houve comemoração dos 50 anos da atividade na cidade.
“Quem frequenta os cinemas? Não são os turistas de fora, são os curitibanos e moradores da região metropolitana. Logo uma das sugestões é incluir a possibilidade, por meio da Adetur e da Paraná Turismo, que possam ser divulgadas atividades do entorno. Se o público é de Curitiba, pressupõe-se que já conhecem o Jardim Botânico, o Passeio Público e a Feira do Largo da Ordem, então podemos incluir os destinos da região metropolitana”, sugeriu o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), cuja fala teve o apoio de Eder Borges (PP). Os parlamentares têm a prerrogativa regimental de, até o início da sessão de amanhã, apresentarem emendas para ampliar o alcance da medida.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba