Triturador de resíduos poderá ser obrigatório
Curitiba poderá adotar uma nova medida pioneira no País. Projeto de lei do vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), em tramitação na Câmara Municipal, determina a obrigatoriedade de instalação de triturador de resíduos orgânicos nas novas residências, habitações coletivas e comerciais com metragem igual ou superior a 100 metros quadrados.
Segundo o parlamentar, o objetivo é facilitar a coleta do lixo com a trituração dos resíduos de alimentos, transformando-os em escoáveis diretamente pela pia da cozinha, através do sistema de esgoto ou fossa séptica. A medida, que proporciona higiene, praticidade na cozinha, redução do lixo orgânico, eliminação do mau cheiro e a presença de moscas, baratas e ratos, já vigora em muitas cidades da Europa e da América do Norte, onde o triturador é padrão em 80% das habitações recentes e em 45% de todas as casas, destaca Stephanes Júnior.
O parlamentar ressalta, ainda, as vantagens para o meio ambiente, que serão consideráveis. A cidade também diminuirá sensivelmente os custos com transporte e o destino do lixo orgânico, conclui Stephanes, lembrando que o custo do triturador é baixo para as construtoras.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba