Tribuna Livre terá apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba
A Camerata Antiqua de Curitiba é a convidada da próxima quarta-feira (1º), durante o espaço reservado à Tribuna Livre na Câmara Municipal, onde fará uma apresentação que integra o projeto Música Para a Vida. Completando 40 anos de atividade em 2014, com dedicação à divulgação da música erudita, o grupo musical é mantido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). O concerto, que terá duração de meia hora, acontece durante a sessão plenária, no Palácio Rio Branco.
Segundo a Fundação Cultural, o projeto Música para a Vida prevê concertos da Camerata Antiqua em instituições públicas ou privadas que tenham trabalhos assistenciais de acolhimento e proteção à vida em situação de risco e vulnerabilidade social, e ainda o trabalho de ressocialização do indivíduo que é mantido em confinamento, como por exemplo asilos, hospitais, orfanatos, presídios, educandários, e outros.
A Camerata Antiqua de Curitiba, formada por um coro e por uma orquestra de câmara, foi fundada em 1974 pelo maestro Roberto de Regina e pela instrumentista Ingrid Seraphim. O grupo produziu oito discos em vinil e seis CDs, além de ter se apresentado em palcos em todo o mundo. Recentemente, a Camerata instituiu um conselho artístico que tem em sua composição músicos do próprio grupo.
Ainda conforme a FCC, ao longo de sua trajetória a Camerata ampliou o repertório. Inicialmente, o grupo se dedicava apenas à interpretação de composições surgidas entre o período Barroco e a Renascença, mas posteriormente incorporou composições contemporâneas.
As sessões plenárias começam às 9 horas, quando é votada a ordem do dia. Logo após as deliberações em plenário, conforme previsto no Regimento Interno, é realizada a Tribuna Livre – um espaço para o debate de temas do interesse da população de Curitiba, sempre às quartas-feiras. A iniciativa de convidar a Camerata Antiqua é da vereadora Julieta Reis (DEM).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba