Tribuna Livre reforça campanha de prevenção da dengue

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 14/04/2022 08h45, última modificação 13/04/2022 14h49
A convite do vereador Hernani, a CMC ouvirá a bióloga Magda Clara Vieira da Costa Ribeiro, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Tribuna Livre reforça campanha de prevenção da dengue

Vetor da dengue e de outras doenças, o Aedes aegypti deposita seus ovos em água parada. (Foto: Fundação Oswaldo Cruz/Raquel Portugal)

Onde tem água parada, pode ter dengue. O alerta para medidas como manter baldes em locais cobertos, com a boca virada para baixo; evitar o acúmulo de água em vasos e pneus; higienizar e cobrir a caixa d'água; lavar os potes de água dos animais de estimação; e limpar as calhas e piscinas pode até ser antigo e conhecido de todos, mas continua atual. E é esse o tema que estará em pauta na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na sessão da próxima quarta-feira (20). 

Por proposição do vereador Hernani (PSB), o plenário receberá a bióloga Magda Clara Vieira da Costa Ribeiro, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para debate sobre estratégias e pesquisas para o controle da dengue (076.00010.2022). Pós-doutora em Parasitologia Molecular, a convidada possui experiência em estudos sobre a infecção e a genética de mosquitos vetores. 

A Câmara de Curitiba aderiu, em fevereiro passado, à campanha “Aqui Mosquito Não Entra”, iniciativa do Sesc Paraná de combate ao mosquito Aedes aegypti. Conforme o boletim semanal da dengue, divulgado nesta terça-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná registrou mais três óbitos pela doença, totalizando cinco mortes nesse período epidemiológico (de 1º de agosto de 2021 a julho de 2022). Os novos óbitos ocorreram nas regiões Oeste e Noroeste do estado. Também foram confirmados mais 4.882 casos, somando 16.560 confirmações. Também há 19.051 casos em investigação. 

A melhor forma de prevenir da dengue, reforçou a Sesa, é evitar a proliferação do Aedes aegypti, vetor da doença e de outras arboviroses, como a zika e a chikungunya. Para isso, é necessário eliminar os criadouros do mosquito – ou seja, a água parada em locais como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem manutenção e até mesmo os pequenos recipientes, a exemplo das tampas de garrafas. 

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter. 

Tribuna Livre

Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é mantida pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – seguindo acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente. 

Os temas são sugeridos pelos vereadores, que por meio de requerimento indicam uma pessoa ou entidade para a fala em plenário. O espaço pode servir para prestação de contas de uma organização que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Confira, no site institucional, os assuntos discutidos nas outras Tribunas Livres de 2022.