Tribuna Livre: na defesa das Feiras Livres e das Feiras de Artesanato de Curitiba

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 10/05/2024 07h05, última modificação 16/05/2024 18h05
O vereador Rodrigo Reis trouxe dois feirantes para defender melhorias nesses espaços de convivência nas ruas que se fortalecem como símbolos da cidade de Curitiba.
Tribuna Livre: na defesa das Feiras Livres e das Feiras de Artesanato de Curitiba

Vereador Rodrigo Reis trouxe dois feirantes para debater as questões envolvendo as feiras de Curitiba. (Foto: Bruno Slompo/CMC)

O carioca acorda de manhã e vai para a praia. E o curitibano? Segundo o vereador Rodrigo Reis (PL), o morador da capital paranaense tem inúmeras feiras para passear. “As feiras são a praia do curitibano. A pessoa levanta cedo, vai caminhar, fazer sua compra, comer alguma coisa”, disse Reis. Além disso, ele ressaltou a questão econômica: “as feiras sustentam milhares de pessoas em Curitiba, não só feirantes, mas familiares e fornecedores”. Por isso, o parlamentar trouxe as feiras como tema para o Tribuna Livre do CMC Podcasts.

Para aprofundar o debate, Rodrigo Reis trouxe dois feirantes como convidados. Um deles foi Vitor Mário Alves, famoso pela barraca Pastel do Vitor. Outro feirante foi Richard Poppe, conhecido pela venda de mapas magnéticos, murais e molduras na barraca Resinart. Os três participantes falaram de diversos assuntos, como problemas enfrentados com a pandemia da covid-19, questões de segurança, convívio com pessoas em situação de rua, banheiros, formato das barracas, trânsito e edital para novas barracas.

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube

A maior feira de artesanato do Brasil

“Temos coisas muito boas nas feiras, mas também temos muito problemas, e estamos tentando arrumar isso”, disse o vereador Rodrigo Reis. Ele afirmou que a Feira de Artesanato do Largo da Ordem é considerada é a maior feira do Brasil exclusiva para artesanato. Por isso, pede um maior destaque na divulgação, assim como é feito com outros pontos turísticos de Curitiba, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame. “Muitos curitibanos não conhecem a Feira do Largo, nunca foi feito propaganda”, ressaltou.

Além disso, Rodrigo Reis defendeu que as feiras devem ser organizadas escutando mais os feirantes. “Sempre defendo que a feira é do feirante, tem de consultar o feirante”, disse. Vitor e Richard concordam com o vereador. Richard deu como exemplo a nova barraca para feirantes de artesanato no Largo da Ordem. Segundo ele, além da dificuldade em montar e desmontar, as barracas não atendem a padrões de tamanho que muitos artesãos precisam para expor seus produtos. “Os feirantes, que usam a barraca, não puderam opinar. Isso é inadmissível”, alertou Reis, que disse que pediu a suspensão de novas barracas até o caso ser solucionado.

Multas e segurança

Outro ponto debatido no programa foi em relação a multas de trânsito em ruas próximas a feiras. Para o vereador Rodrigo Reis, as feiras alteram o trânsito temporariamente. Por isso, ele disse que os órgãos de fiscalização precisam compreender que isso muda os espaços para estacionamento. “É preciso bom senso”, pediu o parlamentar. Para Vitor, essa forma de punição é prejudicial para quem depende do público para garantir seu sustento como feirante: “quando toma uma multa, o cliente vem reclamar e avisa que não volta mais. E pior, fala para familiares e amigos não irem à feira”.

A segurança pública foi debatida pelos participantes do CMC Podcasts. Os dois feirantes confirmaram perceber um aumento no número de pessoas em situação de rua. Na feira em que trabalha aos domingos, Vitor disse que metade é para vender; a outra metade para doar. Richard disse que os feirantes do Largo da Ordem percebem problemas com a drogadição nas ruas do centro histórico.

Edital e patrimônio histórico

Após os participantes do podcast ressaltarem pontos positivos das feiras, o vereador Rodrigo Reis fez um pedido para a Prefeitura lançar um edital e aumentar o número de barracas na feira de artesanato do Largo da Ordem. Segundo ele, há 100 vagas disponíveis para barracas na Feira do Largo “Se tem espaço, porque não abre edital?”, questionou o vereador.

Reis também ressaltou o pedido de tombamento de patrimônio histórico na Feira Livre do Alto da Glória, na Rua Alberto Bolliger, no Juvevê. A Feira do Largo da Ordem, complementou o vereador, está com o processo de tombamento praticamente concluído.

 

Tribuna Livre do CMC Podcasts

Feiras livres e feiras de artesanato foram o tema deste Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.


*Matéria revisada pelo estudante de Letras Bruno Abati.                                 Supervisão do estágio: Alex Gruba.