Tribuna livre mostra ações do Hospital Evangélico

por Assessoria Comunicação publicado 10/06/2009 19h10, última modificação 24/06/2021 09h06
Por proposição da vereadora Noemia Rocha (PMDB), que atendeu pedido da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente, a Câmara Municipal recebeu, nesta quarta-feira (10), o deputado federal André Zacharow (PMDB). O parlamentar, que é presidente licenciado da Sociedade Evangélica Beneficente (SEB), falou sobre a atuação do Hospital Evangélico de Curitiba e demais unidades da SEB durante a sessão plenária, no horário destinado à tribuna livre. A SEB é mantenedora do Centro de Educação Profissional Evangélico, Faculdade Evangélica do Paraná e Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.
Na tribuna, Noemia Rocha afirmou que a intenção de trazer o deputado à Casa foi para mostrar aos vereadores o trabalho do hospital e a estrutura que desenvolve. Segundo a vereadora, além de prestar assistência médico-hospitalar, a SEB procura promover ensino e pesquisa na área da saúde, por meio da faculdade e do centro de educação, contando com profissionais capacitados e tecnologia. "Neste ano, o hospital comemora 50 anos de atividades, sendo referência em todo País e um dos mais importantes do sul do Brasil", finalizou.
Atendimento
Na apresentação, Zacharow mostrou, em vídeo, as unidades da Sociedade Evangélica, frisando que atuam nas áreas da educação, saúde, espiritual e filantrópica. Com relação ao hospital, salientou que a intenção inicial não era tão ambiciosa. “Pretendíamos apenas atender uma comunidade, a evangélica. Aos poucos, percebemos a possibilidade de ampliar o trabalho e oferecer não só atendimento médico, mas também educacional aliado ao espiritual.” Porém, fez questão de ressaltar que a missão de salvar vidas e atender a população curitibana continuou a mesma. “Hoje, chegamos a atender até 700 pessoas no dia, sem distinção de credo e oferecemos ao SUS atendimento digno.” Destacou, ainda, que metade das emergências de Curitiba são realizadas no pronto-socorro do hospital, que conta com cerca de 800 médicos e 3,5 mil funcionários.
Voluntário há 21 anos, Zacharow disse que 85% dos atendimentos do hospital são realizados pelo SUS e que sem o apoio governamental seria impossível manter a estrutura. Sendo assim, sugeriu atenção especial dos vereadores ao setor da saúde na elaboração das emendas ao orçamento.
Os investimentos nos últimos três anos, melhorias na infraestrutura, como a troca de equipamentos e piso, assim como projeto de implantação de um heliponto para receber pacientes em caso de emergências e parceria com a prefeitura de Curitiba para implantação de banco de pele humana, também foram abordados na apresentação de Zacharow.
A faculdade Evangélica, referência na formação de profissionais da saúde, oferece cursos de medicina, enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia, medicina veterinária, tecnologia em questão ambiental e teologia. “Temos cerca de 2,5 mil alunos matriculados em graduação, mestrado e doutorado, sendo que já formamos mais de três mil médicos”, acrescentou o deputado.
Considerações
Nos apartes, os vereadores Tico Kuzma (PSB), Julieta Reis (DEM), Roberto Accioli (PV), Caíque Ferrante (PRP), Denilson Pires (DEM), Juliano Borghetti (PP), Professor Galdino (sem partido) e, do PSDB, Omar Sabbag Filho, João do Suco, Mara Lima e Serginho do Posto fizeram perguntas, sugestões e considerações. "Tenho as melhores impressões do hospital”, afirmou o primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), que já utilizou os serviços em situação de risco.
Presenças
Acompanharam a explanação sobre a SEB o diretor-geral do hospital, Constantino Miguel Neto, o capelão Edinei de Souza e os pastores Henrique Evaldo Rogalsky, Gilson Schinemann e Aristides Vieira. Da presidência do HE, os assessores Mauro Serafim, Cristiane Monteiro e Dulce Zacharow. Ainda da administração, os assistentes José Alencar, Erika Gonçalves Oliveira, Luiz Antonio Tarasiuk e Karina Paciornik. Do serviço voluntário, estavam presentes Lenira Portes e Eunice Zacharow. Edimara Fait Seegmüller, superintendente de saúde do Evangélico, também presenciou a apresentação.