Tribuna Livre fala sobre mudanças climáticas na próxima quarta-feira
Ambientalista da Rede Curitiba vai discutir políticas públicas para mitigar o impacto das mudanças climáticas. (Foto: Arquivo/CMC)
Espaço democrático de debates da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a Tribuna Livre recebe, na sessão plenária da próxima quarta-feira (27), a Rede Curitiba Climática (RECC). A entidade será representada pelo ambientalista Caiê Alonso, que vai falar sobre o tema “Em busca de justiça climática em Curitiba: desafios e oportunidades nas políticas públicas”.
O debate das políticas públicas para mitigar o impacto das mudanças climáticas foi proposto pela vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT). Ela ressalta “a relevância e contemporaneidade do trabalho ecológico, aliado ao meio ambiente”, desenvolvido pela RECC (076.00004.2024). A organização sem fins lucrativos se autodefine como “uma rede de ativistas em busca de justiça climática” na capital paranaense.
Uma das ações da Rede Curitiba Climática, frisa Prates, foi a análise do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima) de Curitiba, em 2021. O documento elenca as áreas mais vulneráveis da cidade e defende, por exemplo, a proteção das áreas verdes, com a criação do Plano Municipal de Arborização, e dos corpos hídricos da cidade. Dentre outras ações, a RECC também promove oficinas sobre a realidade climática.
O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?
A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios parlamentares. As falas servem, por exemplo, para a prestação de contas e a apresentação de uma campanha de conscientização.
Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Acompanhe a transmissão, em tempo real, em nosso YouTube ou Facebook.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba