Tribuna Livre do CMC Podcasts fortalece o movimento #semnicotina
Com a presença da fisioterapeuta Eliane e do influencer Eric, vereador Tico Kuzma ressaltou a campanha contra cigarros eletrônicos em Curitiba. (Foto: Bruno Slomp/CMC)
Uma das maiores campanhas de hoje nas redes sociais tem a hashtag #semnicotina. Influencers de todo o país têm abraçado a causa, especialmente na luta contra os cigarros eletrônicos. Tecnicamente chamados de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), podem assumir diversos nomes comerciais, como pod, vaper, e-cigarette. Autor da Lei Antifumo em Curitiba, o vereador Tico Kuzma (PSD) trouxe esse tema para o Tribuna Livre do CMC Podcasts.
Segundo o vereador que propôs a Lei Antifumo na capital paranaense, a legislação ajudou a reduzir o consumo de cigarro em Curitiba. Nos últimos anos, no entanto, os cigarros eletrônicos começaram a invadir espaços fechados, como bares, casas noturnas e restaurantes. Sancionada em dezembro de 2023, uma nova redação na Lei Antifumo proibiu especificamente os DEFs. Porém, Kuzma acredita que é preciso uma campanha para a sociedade fortalecer o banimento dos cigarros eletrônicos.
“Os jovens não imaginam como eram os ambientes até 2009, antes da Lei Antifumo, com as pessoas fumando em lugares fechados”, disse o vereador. Para aprofundar esse debate no CMC Podcasts, ele convidou a fisioterapeuta Eliane Marcon Fortes, que coordena ações da Prefeitura de Curitiba contra o tabagismo, e o influencer Eric Carli, que além de relatar seu vício no cigarro, tem apoiado a campanha #semnicotina.
Inscreva-se no canal da CMC no YouTube
A presença do Eric no programa, segundo o vereador, é para ter um jovem falando diretamente com outros jovens. O influencer contou que começou a fumar cigarro quando tinha entre 13 e 14 anos, com a intenção de se integrar a amigos mais velhos. Passou por períodos fumando narguile e pod. Sentiu que precisava parar de fumar quando estava trabalhando como modelo na Coreia do Sul e saiu de casa para comprar o segundo maço de cigarros do dia.
No podcast, Eric contou que muitos jovens fumam por considerarem bonito. Segundo ele, no começo dos vapers, diversos influencers e celebridades passavam a impressão de que os cigarros eletrônicos eram uma moda agradável e saudável. Além de contar sua experiência nas redes sociais (@nossaeric no Instagram e @ericzecs no Tik Tok), o jovem fortalece a campanha #semnicotina. No podcast da CMC, ele deu um recado direto, com seu estilo: “Ficou bonito não fumar, larga essa b0$#*”.
Indústria tabagista mira em crianças e adolescentes
“A Prefeitura de Curitiba não descansa em relação a esse tema, sempre inovando as formas de melhor abordar esse assunto”, disse a fisioterapeuta Eliane Marcon Fortes. Segundo ela, as empresas que comercializam cigarro eletrônico adotam uma estratégia muito forte diante de jovens e de crianças. Isso exige uma contrapartida intensa do poder público.
Eliane ressaltou que as unidades de saúde em Curitiba possuem pessoas capacitadas para atender a população que quer largar o vício do cigarro. A fisioterapeuta ressaltou que a cidade adota o melhor tratamento em nível mundial, de forma gratuita, que envolve acolhimento, sessões de terapia cognitivo-comportamental e uso de medicamentos para reposição da nicotina (chicletes ou adevisos, a depender de cada caso).
Uma nova campanha no Dia Mundial sem Tabaco
O vereador Tico Kuzma acredita que é preciso fortalecer a conscientização da população contra os malefícios do cigarro eletrônico. Para ele, todos devem ajudar a coibir o uso de pods e vapers em locais fechados. Kuzma ressaltou a postura do Athletico Paranaense, que proíbe o uso de qualquer forma de nicotina na Ligga Arena.
Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) deste ano, Kuzma ressaltou a campanha da Prefeitura de Curitiba para alertar que “agora é lei” a proibição de cigarros eletrônicos. As imagens inéditas foram mostradas durante o podcast. “É preciso unir a sociedade nessa causa. E, para isso, é importante ouvir os relatos de quem luta contra, como o Eric faz nas redes sociais e a Eliane nas unidades de saúde”, resumiu o parlamentar.
Tribuna Livre do CMC Podcasts
A campanha #semnicotina foi o tema deste Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices, e o Você na CMC, para ilustrar o funcionamento da Câmara. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba