Tribuna Livre discute combate à violência sexual infantil
A conscientização nas escolas sobre a violência sexual infantil será o tema da próxima Tribuna Livre, a ser realizada no dia 22 de maio na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A iniciativa é do vereador Colpani (PSB) e terá como participante a psicóloga Jeniffer Tavares, que falará sobre o tema. Ela pertence ao Instituto Desenhando Sorrisos, uma associação de sociedade civil que promove ações pautadas em abordagens inovadoras para o tratamento do trauma sexual.
O vereador Colpani apresentou, em setembro de 2018, um projeto de lei que pretende instituir na rede municipal de ensino, da educação infantil ao ensino fundamental, um programa voltado à prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa receberia o nome de Escola que Cuida, com conteúdos direcionados à faixa etária dos alunos (005.00129.2018).
“A violência sexual pode representar um grave fator de risco para o desenvolvimento emocional, cognitivo e comportamental das vítimas. Por razões de sua vulnerabilidade física e de desenvolvimento, [as crianças e adolescentes] são alvos fáceis”, alerta Colpani, em sua proposição. O autor do projeto aponta que o Plano Municipal de Educação (lei 14.681/2015) trata da capacitação dos professores para a detecção dos sinais de violência doméstica e sexual, dentre outras. Ele diz que o Escola que Cuida poderia ser inspirado em programa implantado nos Estados Unidos em 2011, a partir da Lei de Erin (ativista norte-americana que na infância e adolescência foi vítima de abuso sexual).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba