Tribuna Livre discute fertilidade de mulheres com câncer pélvico

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 17/06/2022 09h15, última modificação 17/06/2022 17h36
Por iniciativa de Sidnei Toaldo, o médico Reitan Ribeiro apresenta técnica inovadora.
Tribuna Livre discute fertilidade de mulheres com câncer pélvico

Técnica preventiva devolve a esperança de fertilidade a mulheres com câncer. (Imagem: Canva)

A sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) da próxima quarta-feira (22) abre o espaço da Tribuna Livre para o médico Reitan Ribeiro, cirurgião oncológico. A convite do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), ele irá discorrer sobre o tema “Preservação de fertilidade em mulheres com câncer pélvico” (076.00011.2022). O médico é pioneiro na técnica da "transposição uterina" no Brasil, que consiste em transferir os órgãos reprodutivos femininos para cima do abdômen. 

O procedimento desenvolvido por Reitan Ribeiro é considerado um marco pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, por "devolver a esperança às mulheres que desejam engravidar após o tratamento de um câncer". A técnica é uma indicação para as mulheres que estão em tratamento de radioterapia, sendo desfeita após a conclusão do tratamento.

Em janeiro deste ano, nasceu o primeiro bebê gerado por uma mãe submetida à transposição uterina. Ainda em estudo e pesquisa, o procedimento está em uma nova fase de protocolo, a fim de avaliar a taxa de fertilidade, ou seja, verificar se as mulheres que fizeram cirurgia têm a mesma possibilidade de engravidar do que as que não têm câncer.

Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é mantida pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – seguindo acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas são sugeridos pelos vereadores, que por meio de requerimento indicam uma pessoa ou entidade para a fala em plenário. O espaço pode servir para a prestação de contas de uma organização que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. 

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter. Confira, no site institucional, os assuntos discutidos nas outras Tribunas Livres de 2022.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva