Tribuna Livre: Diretor do Hospital Evangélico Mackenzie expõe realizações
Durante a Tribuna Livre, a Câmara Municipal recebeu Tiago Hessel Tormen, diretor-geral do Hospital Evangélico Mackenzie (Foto: Carlos Costa/CMC)
O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) foi o destaque da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Curitiba nesta quarta-feira (27), com a presença do Dr. Tiago Hessel Tormen, diretor-geral da instituição, compartilhando as realizações recentes em prol do aprimoramento do atendimento à população local. A convite da vereadora Noemia Rocha (MDB), Tormen enfatizou a importância da colaboração entre o hospital e o poder público. A mesa da Tribuna foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Câmara, que ressaltou a importância e o papel do HUEM na sociedade curitibana.
Noemia Rocha, que convidou o Dr. Tiago Hessel Tormen para a sessão, destacou a relevância da longa história de contribuições do Hospital Evangélico para Curitiba e anunciou seus planos de direcionar recursos, por meio de uma emenda coletiva, para melhorar os serviços da instituição. “Antes da revitalização, o Hospital Evangélico já era uma referência, mas, depois do processo que resultou no surgimento do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, o trabalho tem se expandido e é necessário que haja uma valorização por parte do poder público”, disse a vereadora.
Veja a Tribuna Livre no Canal da Câmara no Youtube.
Veja as fotos da Tribuna Livre no Flickr da Câmara.
Hospital Evangélico Mackenzie em Foco
Tiago Hessel Tormen revelou que o Hospital Evangélico Mackenzie, situado no bairro Bigorrilho, é um edifício de 8 andares que recebe diariamente cerca de 6 mil pessoas. "É, praticamente, uma pequena cidade [...]. São vários ambulatórios, sendo que, somente no ambulatório geral, podem transitar até mil pessoas por dia”, disse ele. Além do geral, há outros ambulatórios especializados, como Dermatologia, Unidade da Mulher, Centro de Oncologia Mackenzie, Ambulatório de Oftalmologia e o PIA, Ambulatório Pediátrico.
De acordo com ele, “o hospital é uma entidade cristã cuja missão é educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada”. O objetivo do hospital é ser reconhecido como uma instituição Confessional presbiteriana e filantrópica.
Colaboração e Investimentos
O diretor-geral falou ainda sobre ações recentes e as parcerias das quais destacou a colaboração com a Câmara Municipal por meio de emendas parlamentares que apoiaram a revitalização de equipamentos, além de melhorias na estrutura, incluindo a inauguração de uma nova ala pediátrica, do novo pronto socorro 24 horas e do novo Ambulatório Iguaçu. Ele lembrou ainda que algumas dessas emendas têm uma destinação específica, como foi o caso da emenda que possibilitou a revitalização do serviço de ressonância magnética do hospital. “Quero destacar o trabalho desta Casa, principalmente no que diz respeito à revitalização de equipamentos”, disse Tiago.
Em 2020, a epidemia de covid-19 criou necessidades urgentes, como a disponibilização de leitos. “Eu pude acompanhar e afirmo que nunca faltou leito no Hospital Evangélico. Como muitos outros hospitais de Curitiba, também o Evangélico Mackenzie abriu várias unidades UTI para o atendimento à população e esse esforço conjunto se revelou positivo, pois não houve a necessidade de Curitiba criar um hospital de campanha para o enfrentamento da situação”, afirmou Tiago. Em 2020, segundo ele, o hospital também implantou uma nova UTI cirúrgica.
Novidades também marcaram o ano de 2021, a exemplo da revitalização dos exames de cardiologia, da revitalização da Unidade de Transplante, a criação de um novo Ambulatório Pediátrico, um novo Centro de Materiais e Esterilização (CME) e, em janeiro de 2022, a migração para o sistema MV de gestão hospitalar.
Expansão e compromisso com a comunidade
Em 2022, o hospital expandiu ainda mais seus serviços, incluindo uma Unidade de Queimados, um novo ambulatório, aquisição de equipamentos para o Ambulatório de Oftalmologia e a inauguração de duas torres de evacuação de emergência TAC, além de um novo raio X no pronto socorro e um setor de Endoscopia e Colonoscopia. “A criação desse novo setor atende um pedido da Secretaria Municipal de Saúde, que precisa de apoio para atender as pessoas que estão na fila à espera de realizar esses procedimentos”, explicou Tiago.
Outro serviço oferecido pelo Hospital é o Banco de Multitecidos Humanos, que disponibiliza tecido cardiovascular, tecido musculoesquelético, pele humana e tecido ocular para outros hospitais. Além disso, o Hospital Evangélico Mackenzie oferece uma ampla gama de serviços médicos, incluindo transplantes, atendimento a queimados, cirurgia bariátrica, oncologia, traumatologia e banco de leite.
A Contribuição dos Leitos
Por fim, Tiago Tormen apresentou números do HUEM e os principais setores de atuação. Dos 483 leitos do hospital, 426 são destinados ao SUS e 55 a convênios e pacientes particulares. Esses leitos abrangem diversas especialidades, incluindo UTI Adulto, UTI Neonatal, UCINCO (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional), UTI Pediátrica, UTI Queimados, internação clínica, cirúrgica, pediátrica e alojamento conjunto. O hospital conta com uma equipe de 2.396 colaboradores, 800 médicos e 163 residentes, sendo referência em diversas áreas da medicina em que atua.
Referência em Queimaduras
O HUEM se destaca por ser um dos poucos hospitais do mundo com um Centro de Queimados, UTI Cirúrgica e internação exclusiva para queimados, atendendo pacientes de Curitiba, do interior do Paraná e de outros estados.
A apresentação de Tormen ressalta o compromisso contínuo do Hospital Evangélico Mackenzie com a saúde e o bem-estar da comunidade de Curitiba, consolidando seu papel fundamental na cidade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba