Tribuna Livre debate educação para portadores de deficiência
A Tribuna Livre desta quarta-feira (14) debaterá sobre a ameaça de fechamento das escolas para deficientes auditivos. Por iniciativa do vereador Emerson Prado (PSDB), a coordenadora da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de Curitiba, Fernanda Bruni, falará sobre o assunto.
“O governo federal e o município acham que já existe a falsa inclusão e que não precisa das escolas especiais. Nós achamos que é necessário para que os alunos tenham, por exemplo, o ensino da linguagem de sinais. Se os professores não estão preparados nem para o ensino normal, quem dirá para a linguagem de sinais”, disse Fernanda. A Tribuna acontece durante a sessão plenária, que inicia às 14h30.
A meta 4 do Plano Nacional de Educação 2011-2020 do Ministério da Educação pretende universalizar, para a população de quatro a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino. No entanto, pais, professores e especialistas contestam a medida, com o argumento de que ainda não há preparação suficiente dos profissionais em escolas de ensino regular.
“O governo federal e o município acham que já existe a falsa inclusão e que não precisa das escolas especiais. Nós achamos que é necessário para que os alunos tenham, por exemplo, o ensino da linguagem de sinais. Se os professores não estão preparados nem para o ensino normal, quem dirá para a linguagem de sinais”, disse Fernanda. A Tribuna acontece durante a sessão plenária, que inicia às 14h30.
A meta 4 do Plano Nacional de Educação 2011-2020 do Ministério da Educação pretende universalizar, para a população de quatro a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino. No entanto, pais, professores e especialistas contestam a medida, com o argumento de que ainda não há preparação suficiente dos profissionais em escolas de ensino regular.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba