Tribuna Livre debate ações municipais contra o tráfico humano
A secretária municipal extraordinária da Mulher, Roseli Isidoro, discutiu junto à Câmara de Curitiba, na Tribuna Livre desta quarta-feira (19), ações do município de combate ao tráfico humano, mote da Campanha da Fraternidade deste ano. Segundo ela, as iniciativas serão reforçadas durante a Copa do Mundo.
Autor do convite à secretária, Jonny Stica (PT) defendeu a elaboração de política municipal de combate ao tráfico humano. “O problema atinge principalmente mulheres jovens, e a Câmara também deve aderir à campanha da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, responsável pela Campanha da Fraternidade)”, declarou. O vereador ainda destacou o lançamento, no Dia Internacional da Mulher, da Patrulha Maria da Penha, à qual destinou emenda orçamentária de R$ 100 mil.
Roseli alertou à relação entre as drogas e o tráfico humano. “Curitiba começa a entrar na rota. No mundo há 3 milhões de pessoas traficadas, e 70% são mulheres, fundamentalmente para a exploração sexual”, afirmou. A secretária informou que as ações da Prefeitura referentes ao mote da Campanha da Fraternidade, realizadas em parceria com a Arquidiocese da capital e a Polícia Federal, tiveram início na semana passada.
Dentre as iniciativas, já foi promovida blitz no Aeroporto Internacional Afonso Pena e palestra em igreja da Região Sul. Os debates nas paróquias de diferentes regiões da cidade seguirá até 5 de abril. A secretária municipal ainda chamou a atenção à Copa do Mundo, quando as ações devem ser intensificadas, com blitz e a fiscalização de boates: “Não podemos ficar com um legado triste em razão de jovens traficadas, enganadas por falsas promessas”, finalizou Roseli Isidoro.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba