Tribuna Livre: Central 156 bateu recorde de atendimentos em 2023

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 07/02/2024 17h50, última modificação 08/02/2024 08h55
Com 87% das interações pelo aplicativo, a Central 156 atingiu a marca de 12,9 milhões de atendimentos feitos em 2023 na cidade de Curitiba.
Tribuna Livre: Central 156 bateu recorde de atendimentos em 2023

Gerente de operações do ICI, Ozires de Oliveira fez a prestação de contas da Central 156. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Completando 40 anos nesta quarta-feira (7), a Central 156 foi o tema da Tribuna Livre de hoje na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O gerente de operações do Instituto Cidades Inteligentes (ICI), Ozires de Oliveira, foi convidado pelo vereador João da 5 Irmãos (União) para expor aos parlamentares o trabalho da Central 156, que foi criada em 1984 e, desde 1999, é realizada por meio de um contrato da Prefeitura de Curitiba com o ICI. “É um dia emblemático para nós”, comemorou Ozires de Oliveira.

“Temos que desmistificar que a maioria das pessoas liga no 156 para reclamar. Isso não é verdade. Quase 90% dos atendimentos são pedidos”, informou o gerente de operações do ICI, confirmando que a Central 156 bateu o recorde de atendimentos em 2023, quando registrou 12,9 milhões de telefonemas e interações pela internet, com 93,42% de taxa de resolutividade e 90,41% de taxa de execução de serviços. “A Central 156 democratiza o acesso aos serviços públicos”, defendeu.

Apresentando dados regionalizados das interações da população com a Central 156, Ozires de Oliveira mostrou que as regionais da cidade que mais apresentaram demandas em 2023 foram Boa Vista (16,36% do total de atendimentos), CIC (12,7%), Portão (9,31%), Cajuru (8,92%), Boqueirão (8,33%), Matriz (8,03%), Bairro Novo (7,91%), Tatuquara (7,28%), Pinheirinho (7,27%) e Santa Felicidade (7,17%). A prestação de contas foi acompanhada, em plenário, pelo diretor-presidente do ICI, Maurício Pimentel, e pela coordenadora do 156, Marlise Oliveira.

Ozires de Oliveira revelou que os pedidos dirigidos à Prefeitura de Curitiba pelos vereadores, por meio do Sistema de Proposições Legislativas (SPL), estão integrados à Central 156. Dos 21.333 pedidos registrados em 2023, o gerente do ICI apresentou um levantamento inédito, agrupando-os por tipo de demanda, o que revelou que os temas mais demandados pelos parlamentares foram pavimentação (6.883), coleta (1.285), iluminação pública (1.135), drenagem (1.082), praças (1.082), árvores (1.056), lombadas (799), sinalização horizontal (730), sinalização vertical (662) e limpeza (575).

A Tribuna Livre foi coordenada pelo presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), e pelo segundo-vice-presidente, Mauro Ignácio (União). Além de João da 5 Irmãos, autor do convite à Central 156 (076.00001.2024), participaram os vereadores Bruno Pessuti (Pode), Indiara Barbosa (Novo), Pier Petruzziello (PP), Serginho do Posto (União), Mauro Bobato (Pode), Herivelto Oliveira (Cidadania), Alexandre Leprevost (Solidariedade) e Tico Kuzma (PSD). Eles fizeram elogios ao serviço, apresentaram queixas e questionaram como ficará a Central 156 com o advento do Hipervisor Urbano de Curitiba.

“O advento do Hipervisor é importante para a cidade”, reconheceu Ozires de Oliveira, completando que, na Central 156, “temos um banco de dados muito rico, que pode dar respostas à administração, por isso a integração será crucial para imprimir mais velocidade na resposta aos serviços”. O gerente do ICI opinou que existem pontos cegos em uma cidade, que a participação cidadã pode ajudar a suprimir. “É melhor saber quais são as demandas represadas do que ficar às cegas”, afirmou.

Tribuna Livre é um espaço para a sociedade civil dentro da Câmara de Curitiba

A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios parlamentares, mediante requerimentos aprovados pelo plenário da Câmara de Curitiba. As falas podem servir, por exemplo, para a prestação de contas de uma organização da sociedade civil ou ente público ou para a apresentação de uma campanha de conscientização sobre temas de saúde. No ano passado, a CMC realizou 32 Tribunas Livres. Conforme o Regimento Interno, elas ocorrem nas quartas-feiras, após o pequeno expediente.