Tribuna Livre celebra o 20º Festival Internacional do Hip Hop

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 28/04/2023 17h25, última modificação 02/05/2023 12h03
O festival realizado em Curitiba é considerado o maior da América Latina.
Tribuna Livre celebra o 20º Festival Internacional do Hip Hop

A 20ª edição do Festival Internacional do Hip Hop (FIH2) ocorre de 7 a 9 de julho, no Teatro Positivo. (Foto: Divulgação/FIH2)

** A Tribuna Livre foi cancelada, nesta segunda-feira (2), por solicitação do convidado.

Na sessão plenária da próxima quarta-feira (3), a Tribuna Livre – espaço democrático de debates da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) – abre espaço para a cultura hip hop. A convite do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), o Legislativo recebe o diretor artístico Octávio Nassur, idealizador do Festival Internacional do Hip Hop (FIH2). 

Considerado o maior encontro de danças urbanas da América Latina, o evento celebra, em 2023, sua 20ª edição. O FIH2 será realizado entre os dias 7 e 9 de julho, no Teatro Positivo. A expectativa é reunir mais de 2 mil dançarinos. Protocolado em fevereiro passado, o requerimento da Tribuna Livre destaca que “com programação extensa e formato específico, o evento promove o contato e a experiência com a cultura urbana referenciada na dança, comportamento, música e moda como elementos caracterizadores do estilo” (076.00011.2023).

“Desde seu início, em 2002, na Ópera de Arame e, posteriormente, no Centro de Convenções do Shopping Estação, o festival registrou a passagem de mais de 23.000 bailarinos, assistidos por 118.000 espectadores presentes”, continua a proposição. Na última terça (25), a Câmara de Curitiba aprovou uma moção de apoio, assinada por diversos vereadores, para que o hip hop seja considerado patrimônio imaterial do Paraná.

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou uma atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos, candidatos a cargos eletivos e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas abordados na Tribuna Livre em 2023.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba