Tribuna livre alerta sobre a água

por Assessoria Comunicação publicado 22/03/2010 14h50, última modificação 29/06/2021 07h45

O Dia internacional da Água será o assunto a ser debatido na tribuna livre desta semana. A data oficial é 22 de março, mas a tribuna acontece na próxima quarta-feira (24) à tarde. Este dia foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar as pessoas sobre a importância da água para a vida no planeta. Interessada em melhorar a qualidade dos recursos hídricos de Curitiba, a Câmara criou no ano passado a Comissão da Água e seus integrantes convidaram o biólogo curitibano José Roberto Borghetti para falar sobre o tema no plenário.
Dentre as atividades já desempenhadas descritas em seu vasto currículo, Borghetti é coordenador da ONU para a Agricultura e Alimentação (ONU-FAO) responsável no Brasil pela organização do Dia Mundial da Água (Foz do Iguaçu, Manaus e Curitiba) e consultor nacional da ONU-FAO. O biólogo fez mestrado na School of Aquatic and Fishery Sciences, da Universidade de Washington (EUA), e é autor de diversas publicações e livros, como o "Aquífero Guarani: A verdadeira integração dos países do Mercosul", de 2004. O Guarani é um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo e cobre uma superfície de quase 1,2 milhões de quilômetros quadrados.
Ação parlamentar
A Câmara tem sido bastante ativa quanto à questão dos recursos hídricos na capital. Desde outubro de 2009, tem em andamento uma comissão constituída para verificar e acompanhar a qualidade da água, serviços de coleta e tratamento de esgoto prestados pela Sanepar e mapeamento e diagnósticos das bacias hidrográficas da cidade de Curitiba.
Conduzida pelo vereador Francisco Garcez (PSDB), conta ainda com a participação dos vereadores Caíque Ferrante (PRP), relator, Jonny Stica (PT), Algaci Tulio (PMDB), Julieta Reis (DEM), Zé Maria (PPS), Juliano Borghetti (PP), Tico Kuzma (PSB) e o tucano Felipe Braga Côrtes.
Eles já trouxeram diversas autoridades à Casa para falar sobre o assunto. Entre elas, funcionários da prefeitura de Curitiba e até mesmo da região metropolitana, na iniciativa de integrar os trabalhos para um melhor resultado.
Este ano os integrantes da comissão pretendem fazer visitas a locais que, conforme denúncias, estariam sofrendo com crimes ambientais. Tudo isto para posteriormente elaborarem um documento que poderá nortear uma futura recuperação de rios e córregos da cidade.