Tribuna Livre da CMC apoia a prevenção do câncer colorretal
Entre os dias 14 e 27, a iluminação do Palácio Rio Branco reforça a campanha Março Azul-Marinho. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Na sessão plenária da próxima quarta-feira (15), a Tribuna Livre Câmara Municipal de Curitiba (CMC) reforça a conscientização sobre o câncer colorretal, que compreende tumores no cólon (segmento do intestino grosso), no reto (final do intestino) e no ânus. O convidado, por proposição do vereador Nori Seto (PP), é o presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva do Paraná (Sobed-PR), médico endoscopista Rafael William Noda (076.00004.2023).
O alerta faz parte do Março Azul-Marinho, iniciativa criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 44 mil novos casos por ano de câncer colorretal no Brasil, 70% deles concentrados nas regiões Sudeste e Sul. Se detectados precocemente, quando ainda não atingiram outros órgãos, os tumores são tratáveis e, na maioria dos casos, curáveis.
Entre os dias 14 e 27 de março, o Palácio Rio Branco estará iluminado em apoio à campanha. Outras faces do prédio histórico, sede da Câmara de Curitiba, trarão as cores lilás e roxo, em alusão, respectivamente, às datas de conscientização ao câncer de colo do útero e à epilepsia.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.
Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.
As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas abordados na Tribuna Livre em 2023.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba