Três vereadores de Curitiba mudaram de partido político

por Assessoria Comunicação publicado 19/10/2015 08h15, última modificação 04/10/2021 09h28

Três vereadores comunicaram oficialmente a Câmara Municipal de Curitiba, neste mês de outubro, que trocaram de partido político. Toninho da Farmácia agora está filiado ao PDT, Jorge Bernardi à Rede e Paulo Rink aderiu ao PR. As mudanças respeitam o prazo da Justiça Eleitoral, portanto esses parlamentares estão aptos a disputar próximas eleições já nos novos partidos.

Toninho da Farmácia se desfiliou do Partido Progressista (PP) no dia 23 de setembro e ingressou no Partido Democrático Trabalhista (PDT) em 14 de outubro. Ele comunicou a decisão aos parlamentares no mesmo dia, em plenário, reconhecendo ter recebido convites do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido Social Cristão (PSC).

“Agradeço às pessoas destas siglas partidárias que promoveram convites, em especial ao secretário estadual da Saúde, Michelle Caputo, sempre atento às demandas populares que levamos a ele”, comentou Toninho, que já integrou o PDT antes.  “Agradeço aos colegas vereadores, que me receberam no PDT com os braços abertos, e também ao prefeito Gustavo Fruet e sua equipe”, afirmou.

Já Jorge Bernardi deixou o PDT no dia 25 de setembro e se filiou à Rede Sustentabilidade (Rede) no dia 28. A mudança foi comunicada à presidência do Legislativo em 2 de outubro, dois dias depois do parlamentar comentar o fato em plenário.

“Estou disposto a começar tudo outra vez, do zero, como militante, na esperança de fazer uma nova história, uma história de relações horizontais, em rede, sem mandar e sem ser mandado, na sustentabilidade”, disse Jorge Bernardi. Paulo Rink, segundo-secretário da Mesa Executiva, desfiliou-se do Partido Popular Socialista (PPS) no mês de junho e vinculou-se ao Partido da República (PR) em setembro.