Três suplentes assumem mandatos de vereadores na Câmara de Curitiba
Com três vereadores assumindo secretarias municipais na Prefeitura de Curitiba, o Legislativo convocou e deu posse aos suplentes desses parlamentares nesta quarta-feira (8). A vaga do Podemos, aberta pela ida de Marcelo Fachinello para a Secretaria de Governo, ensejou a convocação da primeira suplente da sigla, Sargento Tânia Guerreiro, para o posto conquistado pela sigla na Câmara Municipal de Curitiba (CMC).
O suplente do MDB, João da 5 Irmãos, foi convocado para ocupar a posição aberta pela ida do Professor Euler para a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, e o do Novo, Rodrigo Marcial, para substituir Amália Tortato, agora à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano. Os vereadores no Executivo estão apenas licenciados, logo não perdem seus mandatos e podem retornar ao Legislativo.
Cerimônia de posse foi prestigiada por vereadores da 19ª legislatura; Kuzma desejou sucesso
Com a posse dos três novos vereadores, a CMC volta a estar com seu quadro de 38 parlamentares completo. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), e secretariada por Bruno Rossi (Agir), na presença de Nori Seto (PP), segundo-vice-presidente, Indiara Barbosa (Novo), Meri Martins (Republicanos) e Giorgia Prates - Manda Preta (PT), segunda, terceira e quarta secretárias da Mesa Diretora, respectivamente.
Acompanharam a sessão Andressa Bianchessi (União), Camilla Gonda (PSB), Carlise Kwiatkowski (PL), Delegada Tathiana Guzella (União), Laís Leão (PDT), Serginho do Posto (PSD), Zezinho Sabará (PSD), Eder Borges (PL), Bruno Secco (PMB), Jasson Goulart (Republicanos), João Bettega (União), Olimpio Araujo Junior (PL).
Nas suas primeiras declarações como vereadores empossados, os três agradeceram aos eleitores pelos votos, às famílias e equipes pelo apoio na eleição e aos colegas de legenda que se tornaram secretários municipais. “Desejamos muito trabalho, sorte e sucesso aos vereadores empossados nesta data, assim como desejamos trabalho sorte e sucesso aos que estão exercendo as funções de secretários na gestão do prefeito Eduardo Pimentel e do vice Paulo Martins”, parabenizou Kuzma.
“Quero agradecer aos meus 5.064 eleitores. Quando eu fiz esse número de votos e não consegui me eleger, fiquei bem triste, mas tinha comigo uma tranquilidade que só o Espírito Santo de Deus traz. É ao senhor Jesus Cristo que eu dedico os meus novos quatro anos aqui”, disse Tânia Guerreiro. Marcial frisou a conquista, pelo Novo, de uma terceira cadeira na CMC. João da 5 Irmãos prometeu um mandato participativo, para atender demandas da população “principalmente nas áreas social e do esporte”.
Experiência legislativa: conheça os suplentes que tomaram posse na Câmara
Os três suplentes empossados nesta quarta-feira fizeram parte da legislatura passada, concluída em dezembro de 2024. Conheça a trajetória política dos novos membros da Câmara de Curitiba:
-
João da 5 Irmãos é natural de Curitiba, comerciante e contador formado pela PUC-PR, com pós-graduação em Marketing. Seu apelido vem da tradição familiar no comércio, com o Bar e Mercearia 5 Irmãos, fundado em 1986. Eleito vereador pela primeira vez em 2020, João é conhecido por sua atuação social, como os projetos “Verdura Solidária” e “Circuito Social Skate”, que promovem inclusão e oportunidades para famílias de baixa renda e jovens atletas. Nas eleições de 2024, conquistou 5.396 votos pelo partido MDB.
-
Sargento Tânia Guerreiro nasceu em Sapopema (PR) e retorna à Câmara para o seu segundo mandato. Formada em Pedagogia, com especialização em Metodologia para o Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, a parlamentar tem mais de 30 anos de atuação no combate à pedofilia e ao abuso infantil. É autora de quatro manuais sobre a prevenção de abuso sexual de menores e se destacou em seu primeiro mandato por defender causas sociais. Na eleição de 2024, recebeu 5.064 votos pelo partido Podemos.
-
Rodrigo Marcial é natural de Curitiba, onde graduou-se em em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Economia pela FAE Business. Ele é professor universitário e fundador da “Escola de Curitiba”. Durante sua atuação anterior no Legislativo, quando foi suplente de Indiara Barbosa, Marcial focou em propostas voltadas à educação e à gestão pública. Recebeu 2.324 votos na última eleição pelo partido Novo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba