Travessia elevada pode reduzir atropelamentos
No encaminhamento que fez à prefeitura, nesta semana, o terceiro-secretário da Câmara de Curitiba, vereador Jairo Marcelino (PDT), reforça pedido para implantação de uma travessia elevada no bairro Capão Raso. A intenção é reduzir a sequência de atropelamentos que vem ocorrendo na rua Bortolo Gusso, trecho entre o supermercado Goes e a panificadora e confeitaria Pão Delícia.
A preocupação do parlamentar tem sentido se conferidos dados do Ministério da Saúde, no final de 2010, de que Curitiba tem a oitava maior taxa de mortes no trânsito: 23,2 óbitos para cada 100 mil habitantes. "Os próprios moradores e comerciantes opinam sobre os problemas do bairro nesta questão", diz o vereador. Muitos afirmam que precisa haver mais rigor na habilitação de novos motoristas e reciclagem mais rígida sobre os já habilitados, além da implantação de obras viárias como trincheiras e elevados em vias rápidas de 70 e 60 quilômetros/horários. Jairo Marcelino observou que, de acordo com a Diretoria de Trânsito (Diretran), "no padrão internacional, dois fatores de risco são os mais relevantes para aumentar os índices de acidentes: uso de álcool associado à condução e excesso de velocidade. “Acidentes com motocicletas, falta do uso de cinto de segurança, da cadeira para crianças e atropelamentos na faixa de pedestres são bastante preocupantes”, acrescenta o parlamentar, que encaminhou as reivindicações junto com o pedido para realização da obra.
Reivindicações
Jairo Marcelino também atendeu mais pedidos feitos por moradores e comerciantes de bairros. Um deles para a complementação de asfalto em frente à capela do Menino Jesus de Praga, na rua Theodoro Makiolka esquina com Alberto Otto, na região da Barreirinha, onde os frequentadores têm grande dificuldade de acesso, especialmente nos dias de chuva. Outro, para patrolamento e ensaibramento da rua coronel Verginio Leining de Mello, na vila Krachinski, bairro Abranches. A implantação de antipó e recuperação da pavimentação temporária das ruas Dozolina Slomp Lazarotto, bairro Boa Vista, e Alberto Erthal, no São Lourenço, complementaram as reivindicações feitas na semana.
A preocupação do parlamentar tem sentido se conferidos dados do Ministério da Saúde, no final de 2010, de que Curitiba tem a oitava maior taxa de mortes no trânsito: 23,2 óbitos para cada 100 mil habitantes. "Os próprios moradores e comerciantes opinam sobre os problemas do bairro nesta questão", diz o vereador. Muitos afirmam que precisa haver mais rigor na habilitação de novos motoristas e reciclagem mais rígida sobre os já habilitados, além da implantação de obras viárias como trincheiras e elevados em vias rápidas de 70 e 60 quilômetros/horários. Jairo Marcelino observou que, de acordo com a Diretoria de Trânsito (Diretran), "no padrão internacional, dois fatores de risco são os mais relevantes para aumentar os índices de acidentes: uso de álcool associado à condução e excesso de velocidade. “Acidentes com motocicletas, falta do uso de cinto de segurança, da cadeira para crianças e atropelamentos na faixa de pedestres são bastante preocupantes”, acrescenta o parlamentar, que encaminhou as reivindicações junto com o pedido para realização da obra.
Reivindicações
Jairo Marcelino também atendeu mais pedidos feitos por moradores e comerciantes de bairros. Um deles para a complementação de asfalto em frente à capela do Menino Jesus de Praga, na rua Theodoro Makiolka esquina com Alberto Otto, na região da Barreirinha, onde os frequentadores têm grande dificuldade de acesso, especialmente nos dias de chuva. Outro, para patrolamento e ensaibramento da rua coronel Verginio Leining de Mello, na vila Krachinski, bairro Abranches. A implantação de antipó e recuperação da pavimentação temporária das ruas Dozolina Slomp Lazarotto, bairro Boa Vista, e Alberto Erthal, no São Lourenço, complementaram as reivindicações feitas na semana.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba