Travessia elevada garante segurança ao pedestre
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é claro quando estabelece as medidas a que todos têm direito e o dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito. Um deles é a passagem e segurança para o pedestre, que poderia ser garantida com a implantação de travessias elevadas em vias de trânsito rápido, como é o caso da rua Mateus Leme, em diversos pontos críticos, especialmente nas proximidades da rua José Saboia Cortes, no Bom Retiro, sugere o terceiro-secretário da Câmara de Curitiba, vereador Jairo Marcelino (PDT).
É também a situação da avenida Anita Garibaldi, no sentido centro-bairro, em dois locais: antes da rua Guilherme Butler e na esquina da rua Flávio Dalegrave, na altura do bairro Boa Vista, e na rua Maximino Zanon, no Bacacheri. A estrada do Ganchinho enfrenta idêntica necessidade entre as ruas Nicola Pelanda e Herminio Nichele, no Sítio Cercado.
O parlamentar frisa que, nestes casos, "a lei de trânsito determina que o pedestre tem o direito de passagem ao atravessar e que os veículos devem parar quando um pedestre atravessa a via na faixa própria, tanto para disciplinar o trânsito, quanto para evitar atropelamentos. O quanto isto é respeitado varia muito", comenta o vereador, justificando o pedido, encaminhado pela Câmara Municipal em nome de moradores, comerciantes e pedestres que necessitam passar nestes locais.
O artigo 85 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que locais destinados à travessia de pedestres deverão ser sinalizados pelo órgão municipal de trânsito com faixas pintadas ou demarcadas no leito da via. Jairo Marcelino chama atenção para que as faixas fiquem em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização, uma vez que a segurança na travessia de pedestres não depende apenas da demarcação ou pintura no solo, mas também de sinalização vertical, numa distância compatível, que possibilite ao motorista reduzir a velocidade.
Campanha
Jairo Marcelino sugere nova campanha educativa para estimular o respeito à travessia de pedestres. "Nosso objetivo é conscientizar motoristas sobre a importância de se respeitar a preferência dos pedestres na travessia, ainda que o trânsito esteja fluindo normalmente. A campanha serviria também para alertar os pedestres sobre como atravessar com segurança e tranquilidade.”
É importante, de acordo com o parlamentar, "lembrar que, embora o espaço público pertença a todos de maneira igualitária, nem sempre a convivência no trânsito parece basear-se neste princípio. O crescimento populacional, o aumento da frota de veículos, entre outros fatores, dificultam a locomoção das pessoas e geram a falta de comunicação. E esses problemas acabam contribuindo para o surgimento de uma série de comportamentos inadequados no trânsito, como avanço de sinal, estacionamento em local proibido e travessia fora da faixa."
Acidentes
É a partir desses desvios de comportamento que surgem os acidentes de trânsito, "infelizmente considerados pela maioria da população como uma fatalidade, algo que acontece ao acaso, uma ocorrência inevitável, e não um ato resultante da desatenção", diz o vereador.
Segundo dados do Denatran, mais de 11 mil pedestres por ano são vitimas de acidentes de trânsito. Os mais vulneráveis são as crianças e idosos. Enquanto as crianças têm menor percepção de perigo, os idosos apresentam menor mobilidade e agilidade, deficiências auditivas e visuais e redução dos reflexos. Como orientação, Jairo Marcelino alerta que a travessia dos pedestres nas ruas deve ser feita sempre pela faixa de segurança.
É também a situação da avenida Anita Garibaldi, no sentido centro-bairro, em dois locais: antes da rua Guilherme Butler e na esquina da rua Flávio Dalegrave, na altura do bairro Boa Vista, e na rua Maximino Zanon, no Bacacheri. A estrada do Ganchinho enfrenta idêntica necessidade entre as ruas Nicola Pelanda e Herminio Nichele, no Sítio Cercado.
O parlamentar frisa que, nestes casos, "a lei de trânsito determina que o pedestre tem o direito de passagem ao atravessar e que os veículos devem parar quando um pedestre atravessa a via na faixa própria, tanto para disciplinar o trânsito, quanto para evitar atropelamentos. O quanto isto é respeitado varia muito", comenta o vereador, justificando o pedido, encaminhado pela Câmara Municipal em nome de moradores, comerciantes e pedestres que necessitam passar nestes locais.
O artigo 85 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que locais destinados à travessia de pedestres deverão ser sinalizados pelo órgão municipal de trânsito com faixas pintadas ou demarcadas no leito da via. Jairo Marcelino chama atenção para que as faixas fiquem em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização, uma vez que a segurança na travessia de pedestres não depende apenas da demarcação ou pintura no solo, mas também de sinalização vertical, numa distância compatível, que possibilite ao motorista reduzir a velocidade.
Campanha
Jairo Marcelino sugere nova campanha educativa para estimular o respeito à travessia de pedestres. "Nosso objetivo é conscientizar motoristas sobre a importância de se respeitar a preferência dos pedestres na travessia, ainda que o trânsito esteja fluindo normalmente. A campanha serviria também para alertar os pedestres sobre como atravessar com segurança e tranquilidade.”
É importante, de acordo com o parlamentar, "lembrar que, embora o espaço público pertença a todos de maneira igualitária, nem sempre a convivência no trânsito parece basear-se neste princípio. O crescimento populacional, o aumento da frota de veículos, entre outros fatores, dificultam a locomoção das pessoas e geram a falta de comunicação. E esses problemas acabam contribuindo para o surgimento de uma série de comportamentos inadequados no trânsito, como avanço de sinal, estacionamento em local proibido e travessia fora da faixa."
Acidentes
É a partir desses desvios de comportamento que surgem os acidentes de trânsito, "infelizmente considerados pela maioria da população como uma fatalidade, algo que acontece ao acaso, uma ocorrência inevitável, e não um ato resultante da desatenção", diz o vereador.
Segundo dados do Denatran, mais de 11 mil pedestres por ano são vitimas de acidentes de trânsito. Os mais vulneráveis são as crianças e idosos. Enquanto as crianças têm menor percepção de perigo, os idosos apresentam menor mobilidade e agilidade, deficiências auditivas e visuais e redução dos reflexos. Como orientação, Jairo Marcelino alerta que a travessia dos pedestres nas ruas deve ser feita sempre pela faixa de segurança.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba