Travessa de Curitiba terá nome de descendente de italianos

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 06/11/2023 15h35, última modificação 06/11/2023 15h55
Homenagem póstuma a Izabel Tulio Benato, mais conhecida como Dona Iza, será no bairro Botiatuvinha.
Travessa de Curitiba terá nome de descendente de italianos

Conforme Sidnei Toaldo, Dona Iza dará nome para uma travessa da rua João Volpe. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou o projeto de lei que dá o nome de Izabel Tulio Benato a uma rua do bairro Botiatuvinha. Com 26 votos positivos na análise em primeiro turno, a proposta retorna à pauta, na sessão desta terça (7), para a confirmação em plenário. O autor, vereador Sidnei Toaldo (Patriota), conta que a homenageada era mais conhecida como Dona Iza e “faz parte da cultura italiana em Santa Felicidade”, bairro em que ela nasceu e morou até falecer, em fevereiro de 1989.

Cultivava na horta de casa muitas verduras e frutas, vendidas para vários clientes no Centro de Curitiba e entregues por ela mesma, com sua carroça. Também ajudava na colheita da uva e fabricação do vinho, que era feito em casa, junto com toda a família, além de alguns vizinhos e amigos”, cita a justificativa. A proposição acrescenta que Dona Iza “era uma mulher temente a Deus e muito religiosa, e seu voluntariado estendia-se também às demandas da Igreja” (008.00003.2023, com o substitutivo 031.00063.2023).

No debate em plenário, Sidnei Toaldo ressaltou que o projeto de lei indica um logradouro para a denominação. O autor esclareceu que o local é uma travessa da rua João Volpe e o pedido para a identificação partiu da própria comunidade. “Denominar uma rua sem ter o local exato realmente fica naquele banco de dados e pode perdurar por anos e anos para ser denominada”, observou.

Realmente, a história daquele bairro, a história daquela região, advém da Dona Iza”, declarou o autor. Ele contou, ainda, que Dona Iza era sua avó materna e também prima do ex-vereador Toaldo Túlio, que hoje dá nome a uma das principais avenidas de Santa Felicidade. Em apoio à iniciativa, Alexandre Leprevost (Solidariedade) comentou que a rua em que ele mora homenageia José Benato, que foi casado com Dona Iza.

A história é contada pelas pessoas que ajudaram a construir a cidade”, pontuou Serginho do Posto (União). “Um caso como este, uma situação como esta, a pessoa tem uma ligação dentro desta localidade, desta região, tem uma história. [...] É assim que nós devemos fazer, valorizar as pessoas que ajudaram a construir os bairros e a nossa cidade”, continuou Toninho da Farmácia (União).