Transporte escolar poderá usar faixas exclusivas de ônibus
Dois projetos de lei que tratam do transporte escolar tramitam na Câmara Municipal de Curitiba, ambos de autoria de Jairo Marcelino (PSD). Um deles autoriza o tráfego do transporte escolar nas faixas exclusivas de ônibus, tanto nas existentes e como nas que vierem a ser implantadas (005.00201.2017) e outro que cria multa para quem explorar o serviço sem a autorização do poder público (005.00165.2017).
A justificativa para a primeira proposta é “dar ao transportador escolar a oportunidade em deslocar seus passageiros de forma mais rápida e segura”, mas ela não se aplica às canaletas exclusivas do transporte coletivo. “A criação destas faixas exclusivas possibilitou maior agilidade e eficácia ao transporte coletivo de passageiros pelos ônibus convencionais que atendem aproximadamente setenta e cinco mil passageiros/dia e vimos que a utilização destas pelo transporte escolar atenderá a uma classe que hoje sofre no trânsito cada vez mais caótico de nosso Município”, diz o texto da justificativa.
A segunda proposição relacionada ao transporte escolar estabelece multa de R$ 1.700,00, que pode ser dobrada em caso de reincidência, ao transporte clandestino ou irregular de estudantes. O projeto de lei insere um artigo na lei 11.328/2004. “Atualmente a penalidade imposta ao transporte de escolar sem prévia regulamentação é feita somente pela Setran - Secretaria de Trânsito com base no CTB - Código de Trânsito Brasileiro dentro do Art. 231, o que possibilita o transporte irregular de escolares em nossa Cidade não permitindo que a fiscalização seja efetuada pelo departamento competente da URBS”, diz a justificativa do vereador.
Tramitações
As propostas foram protocoladas respectivamente nos dias 3 de abril e 13 de março, passaram pela análise da Procuradoria Jurídica e estão na Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Depois passarão por outras comissões temáticas da Câmara, onde podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo seu teor. Após passar pelas comissões, os projetos seguem para o plenário e, se aprovados, para sanção do prefeito para virarem leis.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba