Transporte é tema de seminário na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 13/06/2007 19h50, última modificação 16/06/2021 09h56
A bancada do PT na Câmara de Curitiba está promovendo a segunda edição do Seminário sobre Transporte público: mobilidade urbana e inclusão social. O encontro, aberto nesta quarta-feira (13) e que segue até esta quinta-feira (14), acontece no auditório do Anexo II do Legislativo. “O objetivo é discutir as formas de garantir melhor qualidade de vida para a nossa cidade, pensando em ações que estabeleçam a mobilidade democrática, isto é, que assegurem o uso coletivo dos espaços urbanos e o acesso aos serviços, bens e oportunidades, contribuindo para a inclusão social”, explicou a vereadora Professora Josete, líder do PT na Casa, que dirigiu a mesa de trabalhos.
No primeiro dia de discussões, Josete destacou a importância do seminário. “Hoje, 30% da população não utilizam transporte público porque não podem pagar pelo serviço”, afirmou. Para o coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte (MDT), Nazareno Affonso, a gestão do transporte público deve ser equiparada, em importância, à saúde e educação de um município. Entre os problemas relacionados à mobilidade, lembrou que o aumento das tarifas de ônibus obriga as pessoas de baixa renda a andarem a pé. “A cada 10% de aumento no preço, diminui em 3% o número de usuários do transporte coletivo”, afirmou. Affonso também comentou que o sistema viário curitibano oferece condições desiguais de acessibilidade: não há espaço adequado para as bicicletas, os pedestres e ônibus. Já os carros ocupam a maior parte das ruas de forma pouco organizada. “ De 70% a 90% do espaço viário são utilizados por carros”.
Alternativas
Entre as soluções apontadas pelo urbanista está o investimento na região metropolitana e a descentralização de escolas e postos de saúde. Assim, o fluxo de pessoas no centro de Curitiba diminuiria. Outra alternativa seria a consolidação de redes de transporte público de grande e médio portes e a reconquista da credibilidade da população em relação ao uso do ônibus.
Affonso mostrou exemplos nacionais e internacionais para ilustrar sua palestra: “Podemos ter espaço com qualidade, dando prioridade ao ser humano”, comentou, citando as cidades de Paris, Estocolmo e Bogotá.
Programação
Nesta quinta-feira (14), os trabalhos iniciam às 8h30, sob a presidência do primeiro vice-líder do PT na Câmara, vereador Pedro Paulo Costa. O tema em discussão será a integração metropolitana. Os debatedores convidados são Alcidino Bittencourt Pereira, coordenador da Região Metropolitana de Curitiba; Raul De Bonis Almeida Simões, diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Geraldo Calmon de Moura, diretor de Planejamento e Projetos da Secretaria de Transporte e Trânsito de Guarulhos (SP).
À tarde, os trabalhos serão retomados a partir das 13h30, com a discussão de experiências de administrações públicas nas grandes metrópoles. O segundo vice-líder do PT na Câmara, André Passos, vai analisar o assunto com Gerson Luis Bittencourt, engenheiro, mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Garroni Reck, engenheiro, mestre em Engenharia de Transporte, ex-coordenador de Transporte Metropolitano de Curitiba, e representante do Ippuc.
O debate será às 15h e a vereadora Roseli Isidoro (PT) vai presidir a mesa, que discutirá o sistema de transporte urbano e projeto de lei em estudo na Câmara. Serão debatedores Rômulo Orrico, doutor em Urbanismo e professor do Programa de Engenharia de Transporte da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Ivan Lelis de Bonilha, procurador-geral de Curitiba; Valdir Mestriner, presidente do Sindicato dos Urbanitários da cidade, e Rodrigo Corleto Hoezl, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Curitiba.
Participantes
Da mesa também participaram o deputado estadual Tadeu Veneri (PT); o presidente do PT em Curitiba, Adenival Gomes, e Gleisi Hoffman, que reforçou a grande importância de bom projeto de transporte público para o desenvolvimento de uma cidade sustentável, deixando um questionamento: “em seminários como estes, devemos nos perguntar ‘em que cidade pretendemos morar’”.