Transparência do Legislativo ganha destaque em plenário

por Assessoria Comunicação publicado 26/06/2007 20h10, última modificação 16/06/2021 10h34
Mais uma vez, o presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), teve a oportunidade de ressaltar a transparência do Legislativo municipal. Durante a sessão plenária extraordinária desta terça-feira (26), em virtude do encerramento do período legislativo, nesta semana, o presidente informou que, além do que já tem sido feito pela ampla divulgação das ações da Casa, há projetos de ampliação. A informação foi confirmada pelos demais vereadores, que rejeitaram emenda ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano que vem, apresentada pela bancada do PT.
Derosso comentou que a Câmara é considerada mais organizada em diversos aspectos do que outros Legislativos. “Prova disso são as citações de ex-vereadores, hoje deputados estaduais, sobre as facilidades que tinham nas consultas às leis, projetos de lei ou emendas através do site da Casa”.  O presidente informou que os projetos e emendas estão sempre disponíveis no site e que futuramente também será possível a consulta de pareceres preliminares e pareceres sobre as emendas apresentadas.
Segundo o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), “a Câmara tem priorizado a transparência através dos serviços de informática e da assessoria de imprensa”, disse, destacando as ações de ambos os setores. “A imprensa da Câmara de Curitiba atua de forma democrática e com liberdade. O nosso setor de informática é um dos melhores do País”, informou, lembrando que a Câmara recebeu, no ano passado, a visita de 16 presidentes de câmaras brasileiras para conhecer este departamento.
De acordo com o diretor de Informática, Carlos Niemeyer, entre janeiro e maio deste ano, o site teve mais de 900 mil acessos, em média 183 mil mensais. Quanto à TV Câmara, Mario Celso informou que o Legislativo já disponibiliza a TV Online “e quem tem interesse vai acessar”.
Na ocasião, o vereador Angelo Batista (PP) comentou que já visitou muitas câmaras municipais e nenhuma delas tem o setor de informática “igual ou mais avançado” que o da Câmara de Curitiba.
Emenda
A emenda apresentada pela bancada do PT pedia ampla divulgação em meios eletrônicos de acesso público dos projetos de lei, emendas, parecer preliminar e parecer sobre as emendas apresentadas.