Trânsito de Curitiba: tráfego e urbanismo no Tribuna Livre do CMC Podcasts
Binários, alterações de sentido, limites de velocidade, obras para novas vias. Esses e outros temas foram trazidos pelos vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) para serem tratados na bancada do Tribuna Livre do CMC Podcasts. O debate foi aprofundado com a presença de dois integrantes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito: Rosangela Maria Battistella, superintendente de trânsito, e Pedro Darci da Silva Junior, responsável pelo Departamento de Planejamento e Operação.
“O trânsito foi uma das minhas plataformas, lá em 2026, quando ainda almejava entrar na Câmara Municipal de Curitiba. Fiz vários vídeos, várias reclamações”, contou Herivelto. “É um dos assuntos que, sempre que melhora uma coisa, piora de outro. Você puxa o cobertor e ele sempre é curto para resolver todos os problemas de trânsito”, complementou o vereador.
Inscreva-se no canal da CMC no YouTube.
No começo do programa, Herivelto Oliveira destacou o fato de Curitiba ser a das capitais com o maior índice de carros por moradores. Nesse contexto, o vereador começou perguntando o que fazer para diminuir o tráfego nas principais vias da cidade. “Realmente, trânsito é complicado. É uma equação que a gente diz que é difícil ter resultado exato, pois se tem muitas variáveis”, disse Battistella. Para a superintendente, é preciso requalificar o uso de outros meios de transporte além do carro, salientando a importância de novas linhas de ônibus como o ligeirão (com paradas apenas em terminais), a melhoria de calçadas para pedestres e a oferta de bicicletas compartilhadas.
Binário da Mateus Leme com Nilo Peçanha
O vereador Herivelto Oliveira trouxe perguntas de cidadãos curitibanos que chegam a seu gabinete. Um questionamento que ele fez foi em relação à ampliação do binário das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha, que tem gerado inúmeras críticas. “Foi um binário que parece ter provocado a Terceira Guerra Mundial”, brincou o parlamentar.
Rosangela Battistella disse que, nas primeiras semanas, a Prefeitura faz uma avaliação da mudança e ajustes serão realizados. Ela ressaltou, no entanto, que o binário Mateus Leme e Nilo Peçanha se justifica para dar maior fluidez na região do São Lourenço, especialmente no cruzamento com a rua João Gava, onde havia um semáforo com quatro tempos.
Durante o podcast, tanto Rosangela quanto Pedro Darci responderam a outras perguntas importantes, como a sincronia de semáforos, a implantação de redutores de velocidade, a redução de acidentes com motociclistas e o aumento de vítimas de atropelamento, a permissão ou a irregularidade de obras que obstruam a via pública em horários de pico, a dificuldade em fiscalizar motos com escapamento aberto, as campanhas educativas do ABC Trânsito, as multas geradas pelo uso do celular e os novos binários a serem implementados em Curitiba ainda este ano (como o caso do binário das ruas Nivaldo Braga e Olga Balsters, no Capão da Imbuia e Cajuru; e das ruas Ludovico Geronazzo e Brigadeiro Antonio Carlos Peralta, no Boa Vista).
Ao final do programa, Rosangela deixou um recado importante: “Um lembrete para o motorista seja ele de qualquer tipo de modal: pensar sempre no coletivo. Seja conduzindo um carro, uma moto, uma bike, a pessoa precisa ter consciência que existe todo um mundo em volta dela”.
Tribuna Livre do CMC Podcasts
O trânsito em Curitiba foi o tema deste Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices, e o Você na CMC, para ilustrar o funcionamento da Câmara. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba