Trajetória de Pimentel é tema da tribuna livre

por Assessoria Comunicação publicado 12/09/2007 20h25, última modificação 17/06/2021 09h55
A trajetória do empresário Paulo Pimentel, diretor-presidente do grupo GPP e ex-governador do Estado, foi tema da tribuna livre desta quarta-feira (13), na Câmara de Curitiba. A biografia foi abordada por João Feder, ex-diretor do jornal O Estado do Paraná e ex-presidente do Tribunal de Contas, a convite da vereadora Julieta Reis (PSB). “Feder foi ainda professor de jornalismo da UFPR e autor de oito livros, entre eles ‘Crimes na comunicação social’”, completou a parlamentar.
Na tribuna da Casa, Julieta falou das relações familiares com o ex-governador e de seus feitos como homem público e comunicador. “Como secretário da Agricultura do Paraná, Pimentel transformou o Paraná em um grande Estado agrícola, tendo sido premiado muitas vezes pelos resultados no setor”, destacou. Ao sintetizar a vida do empresário, a vereadora lembrou fatos políticos históricos e ressaltou a conquista do cargo de governador aos 37 anos, que, em sua opinião, foi fruto do reconhecimento de um trabalho exemplar. “Integrou o Estado de norte a Sul”, elogiou
Segundo Feder, Pimentel nasceu em Avaré (SP), cursou Direito e fez do jornalismo sua grande paixão. “Iniciou com a editora O Estado do Paraná, adquirindo os jornais O Estado do Paraná (veiculado desde 1951) e Tribuna do Paraná (desde 1956)”, informou o jornalista. Depois disso, fundou a TV Iguaçu (1967), TV Tibagi (1969), TV Naipi (1985) e TV Cidade (1989), filiadas ao SBT.
Política
Pimentel foi governador de 1996 a 71, secretário da Agricultura, deputado federal constituinte e presidente da Copel. Atualmente, se destaca como comentarista político. “Pimentel revolucionou a pecuária paranaense”, opinou Feder.
Como governador, criou o Badep, inaugurou a Telepar, Teatro Guaíra, construiu, entre outras rodovias, a do Xisto, além de criar usinas como Capivari- Cachoeira, Julio Mesquita e Salto Grande do Iguaçu.