Tráfego de veículos com tração animal preocupa

por Assessoria Comunicação publicado 25/09/2009 19h05, última modificação 25/06/2021 10h55
O vereador Tico Kuzma (PSB) vem se mostrando preocupado com o tráfego dos veículos com tração animal, regido por lei desde 2005, que disciplinou as normas de circulação.
Em pedido de informações aprovado pelo plenário nesta semana, o parlamentar pede explicações sobre a vigência da lei, sua aplicação e forma de fiscalização. Também quer saber se os proprietários deste tipo de veículos têm procurado os órgãos competentes para fazer o registro e solicitar licenças de deslocamentos.
Tico Kuzma ainda tem interesse sobre a participação da população neste processo, como, por exemplo, denunciar abusos e irregularidades.
Veículos
Conforme a legislação brasileira, os veículos de tração animal devem obedecer  determinações estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Deverão estar equipados com freio manual, buzina, olho de gato fluorescente nas laterais e na traseira, além da placa de identificação (confeccionada pela Urbanização de Curitiba – Urbs).
Pela lei municipal, que Kuzma investiga,  os animais devem ser submetidos periodicamente a exames de sanidade, realizados pela Secretaria Municipal da Saúde.   E, para obter licença para trafegar, o condutor deverá requerer concessão à Urbs, quando fará prova de alfabetização e conhecimentos de trânsito.