Trabalho de reintegração da criança é reconhecido

por Assessoria Comunicação publicado 11/08/2004 00h00, última modificação 13/05/2021 17h10

O trabalho de reintegração familiar da criança e do adolescente realizado há 20 anos pela Associação Cristã de Assistência Social (Acridas) terá sua abrangência ampliada. A Câmara de Curitiba aprovou, esta semana, declaração de utilidade pública municipal para a entidade, reconhecendo a importância dos serviços prestados na prevenção da institucionalização de crianças através da educação, abrigo para crianças e adolescentes vitimados e sua reintegração familiar e social.
Esse trabalho se estende a 31 casas lares, fornecendo abrigo a mais de cem crianças e, através do Projeto Independência, capacita jovens para a vida fora da instituição. De cada 18 jovens atendidos, dez permanecem empregados após a conquista da vaga de emprego, obtendo autoconfiança e o sonho de um futuro melhor. Em 2002, as ações da Acridas foram equivalentes ao fechamento de um orfanato, com a reintegração de mais de 40 crianças e uma adoção.
A entidade, que já possui declarações em nível estadual e federal, atua em parceria com o Instituto de Ação Social do Paraná, com a missão de criar condições para que cada criança e adolescente viva numa família. O padre Manfred Schwalb, que acompanhou a votação unânime da matéria, na sessão plenária desta quarta-feira (11), disse que “a Acridas busca a excelência na promoção integral de crianças e da família em risco pessoal e social, prevenindo a acolhendo de acordo com um modelo reproduzível e adaptável”. A Acridas está localizada no bairro Bacacheri, em Curitiba.